Funções automatizáveis impulsionam crescimento de vagas, com surgimento de novos empregos em vez de demissões.
Um relatório global da PwC, intitulado “AI Jobs Barometer 2025”, baseado em dados de mais de 800 milhões de anúncios de emprego e relatórios financeiros em seis continentes, aponta para um impacto significativo da inteligência artificial no mercado de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo revela que a adoção da IA está gerando um aumento considerável nos salários e na produtividade, especialmente em setores como o de software, onde o crescimento da produtividade pode atingir até quatro vezes mais do que em áreas menos automatizáveis. Essa tendência demonstra a crescente demanda por profissionais com habilidades em IA.
De acordo com o levantamento, profissionais com conhecimentos em IA recebem, em média, 56% a mais do que seus colegas sem essas competências, com um crescimento salarial duas vezes superior nos setores tecnológicos. Essa disparidade salarial reflete o valor crescente das habilidades em IA no mercado de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o relatório destaca que mesmo funções altamente automatizáveis estão experimentando expansão, com um aumento de 38% nas vagas entre 2019 e 2024, enquanto áreas menos expostas ao avanço da IA registraram um crescimento de apenas 65%.
A inteligência artificial também está ampliando o acesso ao mercado de trabalho, diminuindo a dependência de diplomas formais em setores tecnológicos e transformando funções operacionais em tarefas mais analíticas e estratégicas. Essa evolução profissional exige que os profissionais se adaptem e desenvolvam novas habilidades.
O relatório enfatiza que a IA deve ser vista como uma estratégia de crescimento, incentivando empresas a investir na adaptação de seus funcionários e na criação de novas oportunidades de carreira. A história do progresso tecnológico, como no caso dos EUA, onde dois terços dos empregos atuais não existiam em 1940, ilustra o potencial da inovação para gerar novos setores e funções em escala global.
Para quem deseja ingressar nesse mercado em ascensão, a EXAME e Saint Paul oferecem um treinamento introdutório: o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios. Este curso de quatro encontros virtuais, com carga horária total de três horas, apresenta os principais conceitos e ferramentas da IA.
Ao final do treinamento, os participantes receberão um certificado de conclusão, assinado pela Saint Paul e EXAME, para incluir no currículo. O curso aborda temas como a contextualização do cenário atual da IA, as principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia, estudos de caso de empresas que utilizam a IA, as principais formas de atuação de um especialista em IA e como construir um plano de carreira prático.
As vagas são limitadas, então não perca a oportunidade de se preparar para o futuro do trabalho! Clique no link abaixo para garantir sua participação.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.