Hormônios influenciam saúde mental da mulher desde a infância, afirma médica a Kalil

Oscilações hormonais iniciam-se antes da puberdade e podem gerar impactos significativos no corpo feminino.

25/10/2025 3:05

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Entrevista com Rita Dardes sobre alterações hormonais

Em entrevista ao CNN Sinais Vitais, Rita Dardes, médica e professora do Departamento de Ginecologia da Unifesp, abordou a importância das alterações hormonais no desenvolvimento emocional e comportamental das mulheres desde a infância. Antes mesmo da puberdade, pequenas oscilações hormonais, especialmente de estrogênios e andrógenos das adrenais, já começam a impactar o organismo feminino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rita esclarece que, com a chegada da primeira menstruação, ocorre o que os especialistas denominam de “explosão hormonal”, que estabelece um ciclo que definirá as alterações hormonais ao longo da vida da mulher. Esse processo envolve um sistema complexo que inclui o córtex, hipotálamo, hipófise e ovário.

Transtorno disfórico e hipersensibilidade hormonal

Um dado importante apresentado pela especialista revela que até 8% das mulheres podem desenvolver o transtorno disfórico, uma forma mais grave da tensão pré-menstrual (TPM). “Essa condição está relacionada a uma hipersensibilidade às mudanças hormonais que ocorrem naturalmente no ciclo menstrual”, afirma a professora da Unifesp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A hipersensibilidade hormonal se manifesta principalmente durante as variações dos níveis hormonais ao longo do ciclo menstrual, podendo resultar em alterações significativas no humor e no comportamento das mulheres que sofrem com essa condição.

Leia também:

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.