A partir de sexta-feira (25), 200 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) iniciarão o reforço da segurança nos ônibus municipais de São Paulo. A ação, anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes, é uma resposta à crescente onda de ataques aos coletivos na capital e na região metropolitana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre junho e a data atual, foram contabilizados 840 incidentes em ônibus na Grande São Paulo, com 540 ocorrências somente na capital. A violência se concentra principalmente nas linhas que operam na Zona Sul, mas também há registros expressivos nas zonas Oeste, Leste e Centro.
A GCM opera em veículos e em locais estratégicos, como terminais, concentrando-se em áreas com maior incidência. A prefeitura e a GCM não divulgaram informações sobre a estratégia de distribuição dos agentes para não comprometer a eficácia da operação. A gestão municipal também manifestou o interesse na participação da Polícia Militar em ações semelhantes, porém, a proposta ainda está em avaliação. Atualmente, o reforço será realizado exclusivamente pela Guarda Civil.
LEIA TAMBÉM!
Com informações de Beatriz Manfredini
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan