Guarda-comuns iniciam o trabalho em veículos de transporte público a partir desta sexta-feira
A Prefeitura de São Paulo informou que 200 agentes da Guarda Civil Metropolitana intensificarão o patrulhamento em áreas com maior incidência de ataques…

A partir de sexta-feira (25), 200 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) iniciarão o reforço da segurança nos ônibus municipais de São Paulo. A ação, anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes, é uma resposta à crescente onda de ataques aos coletivos na capital e na região metropolitana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre junho e a data atual, foram contabilizados 840 incidentes em ônibus na Grande São Paulo, com 540 ocorrências somente na capital. A violência se concentra principalmente nas linhas que operam na Zona Sul, mas também há registros expressivos nas zonas Oeste, Leste e Centro.
A GCM opera em veículos e em locais estratégicos, como terminais, concentrando-se em áreas com maior incidência. A prefeitura e a GCM não divulgaram informações sobre a estratégia de distribuição dos agentes para não comprometer a eficácia da operação. A gestão municipal também manifestou o interesse na participação da Polícia Militar em ações semelhantes, porém, a proposta ainda está em avaliação. Atualmente, o reforço será realizado exclusivamente pela Guarda Civil.
Leia também:

Secas e chuvas caracterizam o fim de semana de julho; confira a previsão

Brasil de Fato e Fundação Rosa Luxemburgo promovem microbolsa para jornalismo “Marcha das Mulheres Negras 2025”

A legislação reconhece a fibromialgia como deficiência em âmbito nacional a partir de 2026
Com informações de Beatriz Manfredini
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.