Governo informa que Brasil registra quatro focos de gripe aviária em atividade
Casos ativos não afetam o balanço sanitário do país, pois não incluem animais de produção. Leia no Poder360.

O Brasil registra quatro focos ativos de gripe aviária em aves selvagens ou domésticas criadas para subsistência, conforme dados do sistema de monitoramento do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). Os locais afetados são Brasília, Santo Antônio da Barra (GO), Mateus Leme (MG) e Sapucaia do Sul (RS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há 8 casos suspeitos da doença nos municípios de Alto Alegre (RR), Parauapebas (PA), Cedro (CE), Novo Cruzeiro (MG), São Joaquim de Bicas (MG), Sacramento (MG), Terenos (MS) e São Valentim (RS).
Os focos ativos em curso não alteram o cenário sanitário do Brasil, pois não envolvem animais de produção comercial.
Leia também:

Trump considera que existe uma probabilidade de 50% de um acordo com a UE antes da imposição de tarifas

Trump reforça proposta de Bolsonaro para taxar o Pix, afirma Haddad

O Corinthians não possui recursos financeiros disponíveis para realizar novas aquisições, conforme declarado pelo vice-presidente
O período de 28 dias, iniciado após a desinfecção da granja de Montenegro (RS), o primeiro caso confirmado, encerra em 18 de junho.
Após o término do período, caso não haja novos focos confirmados em estabelecimentos comerciais, o Brasil poderá requerer novamente o status de livre de gripe aviária junto à OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a última atualização às 19h desta segunda-feira (16.jun.2025):
Os mercados financeiros estão fechados.
A confirmação do caso no Rio Grande do Sul resultou na suspensão de 44 mercados na importação de carne de frango brasileira.
Na última atualização do governo, a Mauritânia passou a restringir a importação do Brasil em nível nacional e o Omã, as compras ao Estado do Rio Grande do Sul. Já o México flexibilizou a suspensão do nível nacional para o nível estadual.
Apresenta-se a lista atualizada dos mercados:
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.