Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Governo de Roraima mobiliza equipe de Lula para discutir tarifas provenientes da Venezuela

Governo de Roraima mobiliza equipe de Lula para discutir tarifas provenientes da Venezuela

O estado iniciou a cobrança de alíquotas que variam de 15% a 77% sobre produtos de origem brasileira; a equipe do governador Antônio Denarium (PP) decla…

Por: Júlia Mendes

25/07/2025 13:23

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A administração de Roraima declarou, na sexta-feira passada (25.jul.2025), que estabeleceu comunicação com o Ministério das Relações Exteriores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às tarifas de importação aplicadas pela Venezuela ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A equipe do governador Antonio Denarium (PP) declarou em comunicado que as tarifas venezuelanas podem impactar as exportações do Estado, que compartilha fronteira com o país.

A Venezuela é atualmente o principal parceiro comercial de exportações do nosso Estado, sendo responsável por mais de 70% da movimentação externa registrada nos últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Venezuela iniciou a cobrança de tarifas que variam de 15% a 77% sobre produtos brasileiros, mesmo em situações em que, conforme as regras do Mercosul, deveria existir isenção mediante a apresentação de certificado de origem. A ação foi implementada sem prévia comunicação. Não se sabe ainda se a cobrança resultou de falha burocrática ou de uma decisão do governo venezuelano.

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Venezuela representou o destino mais significativo para os produtos originários do Roraima. O volume comercializado entre janeiro e junho de 2025 atingiu US$ 41,5 milhões.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Beryl Gardinant em Ação: Nova Temporada de Anime Lança-se em Julho de 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Prorroga Prazo para Beneficiários Contestarem Descontos Indevidos em 2026

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Salário Mínimo 2026: Aumento de R$1.621 e Milhões em Abono Salarial!

Aumento de preços de produtos brasileiros no mercado venezuelano impacta consideravelmente a competitividade das mercadorias, com efeito direto sobre os empresários locais, declarou o governo de Roraima.

O Poder360 solicitou uma declaração do Mdic sobre o assunto em 24 de julho. O órgão não confirmou o aumento das tarifas, mas informou ter recebido “relato sobre as dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros na Venezuela”.

O ministério declarou ter comunicado à Embaixada do Brasil em Caracas sobre o assunto, que estaria “em contato com autoridades venezuelanas para esclarecer a situação”.

A nota do governo de Roraima:

O Governo do Estado de Roraima, liderado pelo governador Antônio Denarium, acompanha com grande preocupação as informações sobre o aumento da alíquota do imposto Ad Valorem por parte do governo venezuelano, que afeta diretamente produtos de origem brasileira exportados pela região.

A Venezuela é atualmente o principal parceiro comercial de exportações do nosso estado, sendo responsável por mais de 70% da movimentação externa registrada nos últimos anos. Qualquer medida que encareça os produtos brasileiros no mercado venezuelano afeta significativamente a competitividade das nossas mercadorias, com impacto direto sobre os empresários locais, o agronegócio, a geração de empregos e a arrecadação estadual.

Diante dessa situação, o Governo de Roraima está em contato com o Ministério das Relações Exteriores e demais autoridades federais, buscando esclarecimentos e alternativas diplomáticas para preservar o equilíbrio da relação comercial entre os dois países.

Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos interesses da economia roraimense e nos colocamos à disposição para fornecer mais informações por meio de entrevista com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que acompanham de perto o cenário das exportações regionais.

Consulte a ata do ministério do Trabalho e Emprego.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) recebeu informações sobre as dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros na Venezuela. O assunto está sendo monitorado em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que mobilizou a Embaixada do Brasil em Caracas. A Embaixada, por sua vez, já está em contato com autoridades venezuelanas para apurar a situação, enquanto o MDIC mantém diálogo com representantes do setor produtivo para coletar dados mais precisos sobre os casos relatados.

A Fier em sua nota:

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) – através do Centro Internacional de Negócios (CIN) – iniciou investigações internas para determinar os obstáculos à aceitação dos Certificados de Origem de produtos brasileiros por parte das autoridades venezuelanas.

Está em contato direto com as autoridades competentes do Brasil e da Venezuela, buscando esclarecimentos e soluções rápidas que visem a normalização do fluxo comercial bilateral.

A explicação indica que, até o presente, os processos de emissão e reconhecimento dos certificados seguem estritamente as normas da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e os termos estabelecidos no Acordo de Complementação Econômica nº 69 (ACE 69), celebrado entre os dois países.

A FIER reforça seu compromisso com a transparência, a agilidade e o diálogo contínuo com os segmentos interessados, visando a manutenção e o desenvolvimento das relações comerciais.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
MercosulRoraimaVenezuela
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Mata-Mata da Conference League: Conheça os 24 times que avançaram para a fase decisiva!

18/12/2025 22:11 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!