Governo Bolsonaro considera tributo sobre a França “injusto”
O vice-presidente e ministro da Indústria declaram que a medida “prejudica a economia americana”.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou nesta quarta-feira (9.jul.2025) que é “injusto” o sinal dado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sobre a possível imposição de novas tarifas sobre produtos importados do Brasil. Em entrevista a jornalistas, Alckmin afirmou que a medida “prejudica a própria economia americana”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro comentou sobre o assunto após participar do lançamento do Portal da Regulação, site do governo criado para aumentar a transparência no ambiente regulatório brasileiro.
Trump sinalizou que o anúncio de novas tarifas sobre importações brasileiras ocorreria ainda nesta quarta-feira (9.jul) ou na quinta-feira (10.jul). De acordo com o republicano, o Brasil “não tem sido bom” para os Estados Unidos.
Leia também:

A Rússia afirma que retomará negociações com os Estados Unidos em um prazo próximo

Lula afirma que se Trump cobrar 50%, nós também cobriremos 50% dele

Dólar sobe para R$ 5,543 após Trump impor taxa de 50% ao Brasil
“Vamos divulgar um número referente ao Brasil, acredito que ainda nesta tarde ou amanhã de manhã”, declarou Trump em encontro com líderes de países africanos na Casa Branca.
Em abril, os Estados Unidos implementaram uma tarifa de 10% em resposta, enquanto Alckmin destacou o déficit comercial do Brasil com os EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não há justificativa para o aumento de tarifas em relação ao Brasil. O Brasil não é problema para os Estados Unidos, declarou.
O presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ricardo Cappelli, também esteve presente no evento.
bolsonaro
Ao responder sobre a defesa de Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Alckmin afirmou que o líder norte-americano está “mal-informado” e considerou a declaração “totalmente equivocada”.
Na segunda-feira (7 de jul.), Trump criticou o que considerou um “tratamento terrível” a Bolsonaro. Em publicação na rede social Truth Social, afirmou que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.