Gonet se opõe a nova iniciativa de Braga Netto de anular prisões
A decisão sobre o caso cabe agora ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator da ação.
O Procurador-Geral da República Paulo Gonet se manifestou, na segunda-feira 1º, contrariamente à nova tentativa do general Walter Braga Netto de obter liberdade sob prisão. Resta agora ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo contra o ex-ministro da Defesa Jair Bolsonaro, decidir sobre o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No início do mês, Moraes recusou o pedido do general para que ele pudesse sair da prisão por considerar que a liberdade representava um “perigo” em caso de soltura. Para o ministro, a prisão preventiva é necessária para garantir a aplicação da lei penal e proteger a ordem pública, em razão do “perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado”.
A argumentação do ex-ministro sustenta que o parecer do relator não apresentou “fundamentos concretos para a manutenção da custódia cautelar” e requer uma nova análise. No entanto, Gonet considerou que a defesa de Braga Netto não trouxe novos elementos que justificassem a revisão da decisão de Moraes.
Leia também:

Jair instruiu Eduardo para ignorar quaisquer comentários sobre Gilmar

O secretário do governo Lula responde à revogação de seu visto americano

Jovens de diversas partes do mundo participam de oração com o Papa Leão XIV em Roma
Reitera-se as manifestações ministeriais de 11.7.2025 e 29.7.2025, no sentido da manutenção dos fundamentos que justificaram a custódia provisória, considerando a inexistência de novos elementos fáticos ou probatórios que permitam a revogação ou a modificação da decisão.
O general encontra-se preso desde dezembro de 2024 por tentar obter informações relativas à concessão do prêmio ao tenente-coronel Mauro Cid. Os advogados de Braga Netto têm sofrido derrotas ao insistir no argumento de que o general não possui mais motivos para estar preso, visto que o julgamento do núcleo crucial da trama golpista se aproxima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)