Gilmar concede ao PF acesso aos computadores e celulares de Júnior Mano
A Polícia Federal atua em operações em Brasília e no Ceará; informações serão compartilhadas com a Controladoria-Geral da União.

O ministro Gilmar Mendes, do STF, permitiu que a Polícia Federal acesse os dados de computadores e celulares do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE) e de outros cinco investigados por suspeitas de desvio de emendas parlamentares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação da Polícia Federal foi realizada nesta terça-feira e obedece 15 mandados de busca e apreensão em Brasília (DF), no gabinete do parlamentar, e em cidades do Ceará: Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.
As ações receberam parecer favorável da PGR. A investigação tramita em sigilo e apura o desvio de emendas parlamentares e fraudes em licitações envolvendo municípios cearenses.
Leia também:

Aumento do prazo para conflito comercial intensifica a insegurança, afirma órgão da ONU

Proposta de lei referente ao setor elétrico será apresentada ao presidente Lula nesta semana, informou Rui Costa

Haddad afirma que existe “nível de incerteza” nas declarações de Trump sobre tarifas
Ademais, o ministro permitiu o bloqueio de R$ 54 milhões em bens financeiros, pertencentes a pessoas físicas e jurídicas sob investigação.
A decisão de Gilmar Mendes determina que os dados sejam compartilhados integralmente com a GCU (Controladoria-Geral da União), para fins de responsabilização administrativa dos agentes públicos envolvidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro também autorizou o início de uma apuração específica para investigar a possível atuação de autoridades com foro privilegiado no direcionamento e uso inadequado de emendas parlamentares.
Outro lado
A assessoria de imprensa do deputado Júnior Mano negou, por nota, envolvimento no esquema de desvios de emendas.
O parlamentar não exerce atribuições executivas ou administrativas em prefeituras, não participa de comissões de licitações, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos, conforme trecho da nota.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.