Flip 2025: veja a programação completa desta sexta-feira (1º)
A Festa Literária Internacional de Paraty iniciou-se na quarta-feira (30) e se estende até o domingo (3).
A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) prossegue com sua programação oficial nesta sexta-feira (1º).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A edição trinta e nove do evento reúne escritores, poetas, intelectuais e artistas de diversas regiões do mundo para abordar literatura e temas atuais, incluindo identidade, autonomia feminina, memória e meio ambiente, entre outros.
Paulo Leminski (1944-1989) é o poeta homenageado neste ano, e foi lembrado na mesa de abertura na quarta-feira, com Arnaldo Antunes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desenvolvimento do programa Flip 2025 nesta sexta-feira (1º).
10h: Mesa 8 – Veja o anexo.
Alice Ruiz + Claudia Roquette-Pinto + Marília Garcia: Mediação – Fernando Luna
A poesia é música, reflexão, e reflexão. A poesia oferece ritmo, auxilia no pensamento, e revela o mundo. Esses três poetas de diferentes gerações trilharam caminhos distintos e contribuíram para a formação do panorama da poesia brasileira atual.
Leia também:
Letícia Colin é confirmada como protagonista da nova novela das 9, “Quem Ama Cuida”
Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, falece em Belo Horizonte aos 73 anos
Nova série “Tremembé” no Prime Video retrata a vida de Sandra Regina Ruiz Gomes, ex-detenta polêmica
Mesa 9: O Brasil no espelho
Tiago Rogero + Ynaê Lopes dos Santos Mediação: Juliana Borges
Dois dos mais relevantes pensadores sobre a questão racial no Brasil apontam nossa pior herança, mas também a possibilidade de uma reconciliação fundamental para a construção de um país mais justo.
Mesa extra — Escritor de dois mundos
Valter Hugo Mãe Mediação: Walter Porto
Doze anos após ter ocupado uma das mesas mais emblemáticas da FLIP, Valter Hugo Mãe retorna ao Programa Principal para abordar sua obra, que continua popular no Brasil, e de importantes desdobramentos, como o lançamento do filme baseado em seu livro O filho de mil homens.
Mesa 10 – Tudo que floresce
Giovana Madalosso + Liv Strömquist Mediação: Nanni Rios
A reflexão sobre os relacionamentos, o papel da mulher e as formas de se posicionar no mundo são temas de interesse dessas duas autoras, pensadoras da vida contemporânea, cada uma com sua maneira particular de expressão.
Mesa 11 – Breve história do longo conflito
Ilan Pappe Mediação: Arlene Clemesha
Um dos intelectuais mais relevantes que analisam o conflito na Palestina tem muito a contribuir, não apenas sobre a origem e os motivos da guerra, mas também sobre o que ela revela sobre a organização do mundo político contemporâneo.
Mesa 12 – O lugar da floresta
Marina Silva Mediação: Aline Midlej
Com mais de quatro décadas de atuação política e defesa de causas, Marina Silva é referência para diversas gerações e alcançou um papel de relevo como uma das figuras mais importantes globalmente na defesa da proteção ambiental. Analisar sua trajetória implica em entender a necessária oposição às políticas de destruição e o papel do Brasil no contexto da COP 30.
Mesa 13: vida e obra
Gregório Duvivier
Uma jornada pelas vidas íntimas das palavras, esses seres fantásticos que nascem e desaparecem diariamente, trocando ideias, trabalhando, discutindo, se divertindo.
Serviço
Sobre a Flip Paraty (303 km de São Paulo e 258 km do Rio de Janeiro) Quando: 30 de julho a 03 de agosto Ingressos: A partir de R$ 19,50 (meia) Como assistir: a programação é transmitida ao vivo pelo site da Flip, pelo YouTube https://www.youtube/@flipfestaliteraria e pelo canal de TV Arte1
Bienal do Livro Rio 2025: veja os livros mais vendidos no evento.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












