Final Fantasy XVI roda em 720p no Modo Desempenho no Xbox Series X
A experiência de aguardar Final Fantasy XVI no Xbox não se mostrou a mais positiva em relação aos ports.

Na apresentação do Xbox, em 8 de junho, a Square Enix não apenas anunciou, mas também lançou a versão para Xbox Series X|S de Final Fantasy XVI. Alg poucos dias depois, o jogo foi submetido a uma análise realizada pela Digital Foundry, que evidenciou que a conversão poderia ter sido aprimorada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova versão apresenta, entre seus principais problemas, a forma como lida com o Modo Desempenho. Mesmo no Series X, que é considerado um console poderoso, o jogo recorre à resolução nativa de 720p para alcançar uma taxa de 60 quadros por segundo.
A Digital Foundry indica que, nesse caso, Final Fantasy XVI utiliza resoluções inferiores na plataforma em comparação com o PlayStation 5, que mantêm os 1080p na maior parte do tempo. Em contrapartida, seu desempenho é mais estável: ele opera em 60 FPS fixos, ao contrário do console da Sony, onde são frequentes variações entre 45 e 60 FPS.
Leia também:

Donkey Kong Bananza Direct é lançado; confira como assistir

PlayStation: jogos com desconto de até R$ 35 – confira a lista!

PlayStation removeu as restrições regionais em alguns de seus jogos
A análise também demonstra que as questões de resolução impactam o Modo Visual, ainda que de forma menos evidente. No Series X, o título alcança a resolução de 1224p, e no PlayStation 5 ela atinge 1440p. Embora nenhuma seja ideal, a plataforma da Microsoft oferece visuais mais “suaves” em comparação.
Final Fantasy XVI teve alguns detalhes removidos no Xbox Series.
O Digital Foundry também identificou que, no lançamento, Final Fantasy XVI chegou às consolas da Microsoft com menos detalhes. “Há uma divergência dramática na renderização de folhagens, onde o Xbox parece quebrado em algumas árvores e arbustos, o que é muito estranho”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As dificuldades não se devem, necessariamente, aos componentes do Series X|S, mas sim à forma como a Square Enix desenvolveu o jogo. Até mesmo a versão para PC do título é notória por ser bastante exigente para alcançar resoluções e taxas de quadros mais elevados — e a experiência é instável, mesmo em hardwares potentes.
Apesar da empresa ter lançado diversos updates para o título, avaliações recentes no Steam indicam que este problema persiste até o momento. Para muitos que investiram em Final Fantasy XVI no PC, a solução tem sido o uso de patches elaborados pela comunidade, visando obter desempenhos mais estáveis.
A franquia Xbox receberá novos capítulos em breve.
A situação de Final Fantasy XVI pode deixar os fãs da série um tanto preocupados sobre o que o futuro reserva para a franquia. Durante o Xbox Showcase, a Square Enix também revelou que Final Fantasy VII Remake Intergrade está a caminho do Series X|S, em uma data ainda não confirmada.
Apesar de alguns travamentos terem ocorrido no lançamento desta última opção, o título obteve boas versões para PS4, PS5 e PC. O título também está previsto para o Nintendo Switch 2, representando uma nova fase da desenvolvedora, que não pretende mais trabalhar com grandes exclusividades.
A Square Enix priorizará a qualidade em vez da quantidade em seus próximos lançamentos.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.