Filme “Ainda Estou Aqui” conquista importante prêmio de crítica

A estatueta será apresentada na cerimônia de abertura do 73º Festival de San Sebastián, em 19 de setembro.

02/09/2025 17:35

2 min de leitura

Filme “Ainda Estou Aqui” conquista importante prêmio de crítica
(Imagem de reprodução da internet).

O filmeAinda Estou Aqui” conquistou um importante prêmio internacional de crítica, após ser considerado o Melhor Filme de 2025 pelos integrantes da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na votação, 739 críticos de 75 países foram responsáveis pela escolha, selecionando esta produção entre Brasil e França dentre todas as lançadas desde 1º de julho de 2024. Walter Salles, diretor do filme, receberá o prêmio durante a gala de abertura do 73º Festival de Cinema de San Sebastiã, em 19 de setembro. A exibição do filme será marcada para o mesmo dia, com horário a ser anunciado em 8 de setembro.

Os demais finalistas incluíram o filme que ganhou o Oscar, “O Brutalista”, “Sirá”, “Pecadores” e outro título brasileiro, “O Agente Secreto”, que recebeu prêmio em Cannes neste ano.

Leia também:

O filme de Walter Salles alcançou um feito histórico ao obter três indicações ao principal prêmio de cinema de Hollywood e garantir o primeiro prêmio do Brasil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Desde a sua criação em 1999, o Grande Prêmio FIPRESCI tem sido concedido a filmes de cineastas de destaque, como Maren Ade, Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson, Alfonso Cuarón, Jean-Luc Godard, Ryusuke Hamaguchi, Michael Haneke, Aki Kaurismäki, Yorgos Lanthimos, Richard Linklater, Terrence Malick, George Miller, Jafar Panahi e Chloé Zhao.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A obra “Ainda Estou Aqui” aborda questões de identidade, memória e a busca por significado na vida.

O filme é uma adaptação do livro com o mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva. A trama se passa na década de 1970, no período mais crítico da ditadura militar no Brasil, e acompanha a jornada da família Paiva, formada por Rubens, Eunice e cinco filhos. A vida da família sofre uma mudança drástica quando, em um dia marcante, Rubens Paiva é detido por militares e desaparece sem deixar vestígios.

Com a direção de Walter Salles (”Diários de Bicicleta” e “Central do Brasil”), a produção é estrelada por Fernanda Torres (”Tapas & Beijos”), que foi indicada ao Oscar pelo papel, e Selton Mello (”O Auto da Compadecida”).

Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olivia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”) e Luiz Bertazzo (“Baby”) integram o elenco.

“Ainda Estou Aqui” se tornou o 7º filme nacional mais visto desde 2002.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)