Festival de Parintins 2025: segundo dia de apresentações

Caprichoso e Garantido se apresentam novamente no Bumbódromo neste domingo (29).

29/06/2025 4:45

2 min de leitura

Festival de Parintins 2025: segundo dia de apresentações
(Imagem de reprodução da internet).

Os bois-bumbãs <a href="https://cliquefatos.com.br/boi-caprichoso-ou- garantido -qual-e-o-mais-procurado-no-festival-de-parintins/”>Caprichoso e Garantido apresentaram a segunda noite de espetáculos do Festival de Parintins 2025. As apresentações iniciaram às 21h de sábado (28) e foram finalizadas por volta das 02h30 deste domingo (29), com o término da exibição do Garantido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os touros retornam ao Bumbódromo para o término do festival neste domingo. Na ordem estabelecida em sorteio na semana anterior, o Caprichoso é o artista que inicia a noite de apresentações. O Garantido fecha o Festival. O campeão de 2025 será anunciado na segunda-feira (30) após a contagem dos votos.

O Boi Caprichoso iniciou as apresentações deste sábado, em Parintins, com uma alegoria sobre uma figura típica regional, uma das peças julgadas pelos jurados, chamada “Marandoeiros e Marandoeiras da Amazônia”, em homenagem aos contadores de histórias.

Leia também:

Com o título “Sacaca Merandolino: O Encantado de Arapiuns”, a alegoria da lenda amazônica ocupou quase toda a extensão da arena do Bumbódromo ao som da toada “Encantaria Arapiuns”. Nela surgiu a rainha do folclore Cleise Simas, outro ponto alto da noite, que foi elevada por um guindaste acima do Bumbódromo.

Ao sair da alegoria, Cleise evoluiu e chegou a praticar capoeira com um membro do grupo artístico do Caprichoso, durante o evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Boi Garantido concluiu a segunda noite do Festival de Parintins 2025 com uma apresentação que iniciou misturando boi-bumbá e samba. Um casal de mestre-sala e porta-bandeira destacou-se no começo da apresentação.

A personagem cunhã-poranga Isabelle Nogueira apareceu em uma alegoria baseada em lendas amazônicas, com muitos urubus. Seu vestuário, também com a forma de urubu, reluzia em sua transformação.

Um ponto de destaque do Garantido na noite foi a apresentação de “Toada, Letra e Música”, quando o levantador de toadas Davi Assayag interpretou “Olhar de Curumim”, uma toada que critica o genocídio indígena e defende a proteção dos povos originários. Durante a execução, integrantes do Garantido formaram uma bandeira do Brasil no palco.

A transmissão do Festival de Parintins é exclusiva da TV A Crítica. A emissora amazonense, com sede em Manaus, possui sinal em vários estados do país.

O confronto entre Caprichoso e Garantido poderá ser acompanhado pela transmissão da emissora pelo canal 4.1 no Amazonas, 17.1 em São Paulo ou pelo canal da emissora no YouTube.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.