Executivos contratam lobista ligado a Trump para viagem a Washington
Brian Ballard teve relevância na primeira eleição de Trump, arrecadando recursos e mantém proximidade com o republicano; o advogado chegou a sugerir con…
A iniciativa privada contratou o escritório especializado em lobby de Brian Ballard, advogado próximo ao presidente Donald Trump, para auxiliá-lo nas negociações contra a tarifação dos Estados Unidos, enquanto empresários se preparam para visitar o país no início de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) formalizou o acordo com a empresa de lobby – atividade regulamentada nos EUA – e liderará a comitiva. A defesa do Brasil durante a viagem será conduzida pelo ex-diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio) Roberto Azevêdo, com Ballard atuando como suporte.
Ballard teve papel importante na primeira eleição de Trump, em 2016, auxiliando na captação de recursos para a campanha e a cerimônia de posse. Com vasta atuação na política norte-americana, ainda é considerado um advogado próximo ao republicano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista à CNN, Ballard comentou a posição do Brasil no tarifário, recomendou que o governo tenha atenção aos pedidos da Casa Branca e chegou a recomendar que o presidente Lula telefonasse para Trump. Além disso, disse que o republicano é “um negociador duro, mas justo”.
Ele assegurou que ele preferiria um entendimento justo com o Brasil.
Leia também:
EUA e St George Mining discutem Projeto Araxá, vital para suprimento de terras raras no Brasil
Acordo Comercial entre EUA e China Levanta Preocupações entre Produtores de Soja Brasileiros
Alckmin expressa otimismo em negociações tarifárias com os Estados Unidos após encontro em Malásia
A missão empresarial será nos dias 3 e 4 de setembro. Os executivos participarão da audiência do USTR (Escritório do Representante Comercial dos EUA) na investigação contra o Brasil, além de encontrar lideranças da US Chamber of Commerce e até autoridades do governo americano.
A estratégia central da missão é buscar novas isenções às taxas de 50%, expandindo a lista de produtos com alíquotas reduzidas. Além da defesa comercial, o setor privado apresentará propostas de interesse dos Estados Unidos, incluindo parcerias em SAF (combustível sustentável de aviação), etanol, data centers e terras raras.
id=”Brian Ballard é quem é”>Brian Ballard é quem é.
Brian Ballard é um lobista nos Estados Unidos que exerceu liderança em campanhas políticas estaduais e nacionais. Em 2025, foi reconhecido como uma das “500 Pessoas Mais Influentes de Washington, DC” pela Washingtonian e considerado uma “figura de referência” pelo jornal “Financial Times”.
Em 1998, foi fundada a empresa de lobby Ballard Partners, em Tallahassee, na Flórida, e desde então expandiu-se com escritórios em Chicago, Boston, Los Angeles, Sacramento e Washington, D.C. O advogado também possui filiais internacionais em Istambul, Tel Aviv, Arábia Saudita e Nigéria.
Ballard atuou como chefe de gabinete do governador da Flórida, sendo responsável pela criação do Preservation 2000, o maior programa de compra de terras públicas para áreas ambientalmente sensíveis dos Estados Unidos. Ele também participou da posse dos governadores da Flórida Charlie Crist, Rick Scott e Ron DeSantis.
Ele também atuou como vice-presidente financeiro do Comitê Nacional Republicano, membro do Conselho Consultivo do Serviço Comercial dos EUA e Exterior, e liderou o Comitê Financeiro da Flórida para os candidatos presidenciais republicanos John McCain, em 2008, Mitt Romney, em 2012, e Donald Trump, em 2016.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












