Executivo aumenta taxas para desviar atenção de problemas do IOF e da Previdência Social, afirma Nunes

A partir desta quarta-feira (6), novas tarifas de 50% foram implementadas.

06/08/2025 11:22

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A CNN, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), criticou a forma como o governo federal conduz a imposição das tarifas de 50% por parte dos Estados Unidos e avaliou que a gestão petista “escalou” as tensões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão está sendo elevada pelo governo federal para desviar a atenção do furto no INSS e do aumento de impostos devido à alta do IOF.

Após quase um mês do anúncio das medidas por parte do presidente dos EUA, Donald Trump, em 9 de julho, as novas taxas entraram em vigor nesta quarta-feira (6).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nunes também citou declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluindo um pronunciamento em que o presidente destacou a importância de uma moeda alternativa ao dólar para as transações comerciais internacionais.

Em vez de promover o diálogo, o presidente Lula retorna a proferir declarações que elevam a tensão com os Estados Unidos, como quando afirmou que não usaria o dólar como referência no comércio exterior.

Leia também:

A implementação da tarifa pode gerar consequências significativas para a economia paulista, notadamente para as exportações de café. O efeito deve representar uma redução de 2,7% no Produto Interno Bruto do estado.

A CNN contatou o Palácio do Planalto em relação às declarações e aguarda resposta.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.