Estados Unidos anunciam sistema de monitoramento para cessar-fogo no Líbano em 21 de janeiro
A criação do sistema de monitoramento pelos EUA visa fortalecer o cessar-fogo no Líbano e facilitar as negociações entre Israel e o Irã
No dia 21 de janeiro de 2026, o governo dos Estados Unidos anunciou a criação de um sistema de monitoramento para acompanhar o delicado cessar-fogo no Líbano, que enfrenta constantes violações por parte de Israel e do Hezbollah. Essa situação coloca em risco as negociações em andamento entre os EUA e o Irã, segundo informações de uma fonte oficial americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicações entre autoridades
A fonte revelou que o secretário de Estado, Marco Rubio, se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente libanês, Joseph Aoun, na última sexta-feira, dia 19. Durante essas conversas, foram discutidos tópicos relacionados ao fortalecimento do cessar-fogo e as futuras rodadas de negociações. “Como resultado dessas comunicações, os EUA implementaram um mecanismo de monitoramento através do CENTCOM [Comando Central dos EUA], permitindo que nossos formuladores de políticas tenham acesso a informações precisas e em tempo real sobre a situação”, informou a autoridade.
Além disso, não está claro se esse novo sistema é idêntico ao “mecanismo de prevenção de conflito” mencionado anteriormente pelo vice-presidente JD Vance. Ele afirmou que este foi estabelecido no domingo passado, seguindo o horário da Suíça.
Em declarações à imprensa, Vance comentou: “Temos conseguido, acredito eu, estabelecer o que chamamos de um sistema eficaz. Isso significa que quando ocorrem incidentes, as partes realmente dialogam entre si.”
Encontros diplomáticos em Washington
Segundo a autoridade americana, representantes de Israel e do Líbano estarão em Washington durante três dias nesta semana para dar continuidade às discussões sobre a situação na região. As negociações entre os dois países estão programadas para ter início na manhã da próxima terça-feira, dia 23.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A implementação desse mecanismo é vista como uma tentativa dos Estados Unidos de garantir um controle mais rigoroso sobre as tensões já existentes na área. A escalada das hostilidades entre Israel e Hezbollah continua a ser uma preocupação central para as potências internacionais envolvidas nas negociações pela paz.
As expectativas são altas quanto ao impacto desses encontros em Washington e na possibilidade de um acordo duradouro que possa estabilizar a região. Com o aumento das atividades militares e os relatos constantes de violações ao cessar-fogo, observadores acreditam que qualquer avanço nas negociações será crucial para evitar uma nova escalada do conflito.
Leia também
A criação desse mecanismo de monitoramento pode representar uma mudança significativa na abordagem dos EUA frente à crise libanesa e suas interações com Israel e Hezbollah. O desdobramento dessa iniciativa será observado com atenção nos próximos dias.