Estados Unidos anunciam a imposição de tarifas adicionais a sete nações

O presidente dos EUA escreveu cartas aos líderes da África do Sul, Cazaquistão, Coreia do Sul, Japão, Laos, Malásia e Mianmar.

07/07/2025 17:19

1 min de leitura

Estados Unidos anunciam a imposição de tarifas adicionais a sete nações
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou tarifas de 20% a 40% sobre as importações de 7 países a partir de 1º de agosto de 2025. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7.jul.2025), por meio de cartas enviadas aos líderes dos países, publicadas em seu perfil na Truth Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump declarou que qualquer contrapartida acarretará em tarifas adicionais. Seguem os países e as alíquotas divulgadas.

Se, por qualquer motivo, você decidir aumentar suas tarifas, então, independentemente do número que você escolher para aumentá-las, será adicionado aos 25% que cobramos.

Leia também:

A taxa de 25% para a Coreia do Sul mantém a mesma taxa inicialmente divulgada por Trump em 2 de abril, ao passo que a taxa para o Japão é 1 ponto percentual superior à taxa previamente anunciada.

As ações de montadoras japonesas negociadas nos Estados Unidos apresentaram declínio após o anúncio. A Toyota registrou queda de 4,1% no início da tarde e a Honda teve redução de 3,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que mais anúncios sobre acordos comerciais serão divulgados nos próximos dois dias.

Após o anúncio de 2 de abril, Trump restringiu todas as tarifas a 10% até 9 de julho, visando facilitar negociações. A data limite para que os parceiros comerciais apresentassem propostas aos EUA expiraria na quarta-feira (9.jul), mas o republicano decidiu prorrogá-la para 1º de agosto.

Bessent relatou um aumento significativo no número de pessoas alterando suas abordagens em negociações, resultando em uma grande quantidade de novas ofertas e propostas em sua caixa de entrada na noite anterior.

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.