Especialista destaca políticas públicas em evento sustentável
Especialista reforça relevância de políticas públicas na mitigação de doenças decorrentes das mudanças climáticas.
O Impacto Ambiental na Saúde Humana
O futuro da saúde do planeta e da população mundial estão intrinsecamente ligados. A grande maioria das doenças que afetam os seres humanos está relacionada à qualidade do meio ambiente, aos hábitos de vida e ao local onde vivem. O ambientalista e médico Gilberto Natalini alertou sobre essa conexão no primeiro dia da Virada Sustentável 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participação no Festival de Sustentabilidade
Ex-secretário de Mudanças Climáticas de São Paulo, Natalini participou do painel “Respirar Agora”, que discutiu como as cidades podem liderar soluções em saúde climática. Ele enfatizou a necessidade de políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas e a crise ambiental.
Uma pesquisa recente da The Lancet Planetary Health revelou que a exposição à poluição aumenta o risco de demência em 8% a 13%. Fatores como a poluição do ar, da água, o uso de agrotóxicos e eventos climáticos extremos, como enchentes e queimadas, exercem influência sobre o surgimento de diversas doenças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Racismo Ambiental e Desigualdades
Natalini ressaltou que, em países como o Brasil, as desigualdades sociais afetam as populações marginalizadas, que são as mais vulneráveis a problemas de saúde relacionados a mosquitos, febres e outras doenças. Ele acredita que a saúde e o meio ambiente são pilares fundamentais para a democracia.
A prevenção individual, como a higiene das mãos e o uso de máscaras, foi citada como exemplo de ação. No entanto, o especialista destaca a importância de medidas coletivas e comportamentais para a manutenção de uma sociedade saudável, incluindo a prevenção de doenças relacionadas a hábitos de vida, como sedentarismo e obesidade.
Leia também:
Violência Armada no Rio de Janeiro Impacta Vacinação e Saúde Infantil, Revela Relatório do Unicef
Amnésia infantil: como o desenvolvimento cerebral e emoções influenciam o esquecimento?
Saúde mental: Dr. Kalil alerta sobre autolesão e mudanças comportamentais em jovens
Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, Natalini propõe um “processo de adaptação”, que envolve ações como proteger as pessoas de áreas de risco, criar mecanismos de proteção, implementar refrigeração em locais públicos e residências, e implementar programas como o Altas Temperaturas, que distribuem água em dias de calor.
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












