O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) comunicará os resultados da análise dos documentos comprobatórios em 1º de agosto.
Candidatos que requerem atendimento especializado no dia da aplicação da PND (Prova Nacional Docente) 2025, conhecida como “Enem dos Professores”, devem realizar a solicitação durante o período de inscrição, até sexta-feira (25).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O requerimento deve ser submetido exclusivamente no Sistema PND, disponível no portal do Inep. A PND, também conhecida como CNU dos Professores, visa estimular a realização de concursos públicos e ampliar o número de docentes qualificados nas redes de ensino públicas.
Ao solicitar o atendimento especializado, o participante deve indicar as condições que justificam o pedido, incluindo ser pessoa com deficiência física, auditiva, intelectual ou visual, possuir dislexia, déficit de atenção, TEA (transtorno do espectro autista), diabetes e estar grávida, amamentando ou idoso.
Para que o pedido de atendimento especializado seja analisado pelo Inep, é preciso enviar a documentação legível que comprove a condição declarada no momento da inscrição. O laudo apresentado deve conter, obrigatoriamente, o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição que justifica a solicitação com o código da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) e assinatura e identificação do profissional responsável com o respectivo registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) no Ministério da Saúde.
A divulgação do resultado da análise do documento comprobatório ocorrerá em 1º de agosto e poderá ser consultado pelo Sistema PND. Caso a primeira documentação anexada seja reprovada, o participante poderá solicitar recurso, no período de 4 a 8 de agosto, e inserir um novo documento que demonstre a necessidade de atendimento especializado. O resultado final do recurso será comunicado em 13 de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Prova Nacional Docente será aplicada anualmente pelo Inep em todos os estados e no Distrito Federal. A PND se baseia na avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, com data prevista para 26 de outubro de 2025. O CNU dos Professores não substitui o processo seletivo das redes públicas de ensino.
Os administradores das redes que aderiram voluntariamente à prova, em junho, podem utilizar o resultado dos participantes como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de professores, e também aplicar etapas adicionais na seleção, como provas práticas e avaliação de títulos.
A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024 com o objetivo de fortalecer a formação docente, estimular o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais da área. A iniciativa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Enade: compreenda a avaliação obrigatória no ensino superior.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.