Mesmo se Netanyahu perder, rival Eisenkot também rejeita a criação de um Estado palestino

Eisenkot apoia assentamentos dentro da lei e quer conter a violência de colonos na Cisjordânia, mas ambos mantêm linha-dura em Gaza e travam o processo de paz.

4 min

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e Gadi Eisenkot, seu principal adversário, rejeitam a criação de um Estado palestino independente. Por isso, as eleições da próxima semana dificilmente vão alterar de forma drástica as políticas que, há décadas, travam o processo de paz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dois mantêm linha-dura em relação a Gaza, três anos após os ataques de 7 de outubro liderados pelo Hamas, e dizem que retomariam a guerra se o grupo militante, cuja carta fundacional prega a destruição de Israel, não se desarmar. A diferença aparece nos assentamentos na Cisjordânia ocupada e nos aliados que cada um deve buscar para formar governo, o que pode levar o país por caminhos bem diferentes.

Eisenkot quer limitar assentamentos na Cisjordânia

Centenas de milhares de israelenses vivem na Cisjordânia, em áreas tomadas por Israel na guerra de 1967. Quase todos os países consideram a ocupação ilegal pelo direito internacional, entendimento que Israel contesta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No governo Netanyahu, os assentamentos se expandiram rapidamente. Surgiram até pequenos postos avançados em áreas reservadas à administração civil da Autoridade Palestina, onde a própria lei israelense os proíbe. Os ataques de colonos contra palestinos ficaram mais frequentes, e críticos acusam o governo de fazer vista grossa.

Eisenkot apoia os assentamentos em princípio, desde que sigam a lei israelense. Ele rejeita construções sem autorização, defende desativar postos avançados em áreas proibidas e promete conter a violência de colonos. Também é contra o projeto do governo na área conhecida como E1, que dividiria a Cisjordânia ao meio e a isolaria de Jerusalém Oriental. Segundo os próprios colonos, a ideia é “enterrar” a possibilidade de um Estado palestino.

Ambos rejeitam a solução de dois Estados

A oposição ao Estado palestino é compartilhada por Netanyahu, Eisenkot e pelos líderes de quase todos os partidos de maioria judaica, sinal do deslocamento da política israelense para a direita. Na prática, isso significa abandonar a “solução de dois Estados”, base das negociações internacionais de paz por gerações.

Os dois defendem que Israel mantenha o controle de segurança final sobre todo o território entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo. A ênfase, porém, muda. Ao limitar os assentamentos, Eisenkot preservaria as áreas onde os palestinos hoje exercem autogoverno civil.

Leia também

Já a coalizão de Netanyahu reúne partidos que defendem abertamente a anexação total das terras palestinas ocupadas.

Tropas controlam dois terços de Gaza

O ataque do Hamas ao sul de Israel desencadeou a invasão israelense da Faixa de Gaza. Um ano depois de um cessar-fogo mediado pelos EUA encerrar os principais combates, as tropas israelenses controlam cerca de dois terços do enclave. Quase toda a população, de mais de 2 milhões de palestinos, vive no terço restante, sobretudo em tendas ou prédios danificados, sob controle político total do Hamas.

As negociações mediadas pelos EUA ainda não definiram como será o desarmamento do Hamas, a retirada israelense e o início da reconstrução com supervisão internacional. Eisenkot e Netanyahu afirmam que as tropas só sairão de Gaza com o Hamas desarmado e que Israel está pronto para voltar a combater, se for preciso.

Para Eisenkot, a permanência do Hamas no poder é um fracasso profundo. Ele promete substituir a administração do grupo em até 18 meses após assumir, seja por um plano mediado pelos EUA, seja pela força militar.

Disputa por aliados pode definir o rumo do país

Hoje, a coalizão de Netanyahu inclui grupos nacionalistas judaicos de direita liderados pelos ativistas Itamar Ben-Gvir e Bezalel Smotrich. Ambos defendem a anexação total das terras palestinas e sofrem sanções em vários países ocidentais por incentivarem a violência de colonos.

O premiê também tem o apoio de partidos ultraortodoxos que querem isentar estudantes religiosos judeus do serviço militar.

Eisenkot pode atrair vários partidos de direita da oposição, mas nenhum com líderes tão radicais quanto Smotrich ou Ben-Gvir. Como a maioria de seus apoiadores rejeita a isenção militar para religiosos, uma aliança com os ultraortodoxos parece improvável.

Para tirar Netanyahu do poder, ele deve precisar dos Democratas, grupo que reúne o que sobrou do Partido Trabalhista, de centro-esquerda, que dominou a política israelense por gerações e perdeu força com a guinada à direita. É hoje o único partido relevante liderado por judeus que defende dois Estados.

Netanyahu e Eisenkot já disseram que não governariam com partidos que representam majoritariamente os cidadãos israelenses de ascendência palestina, cerca de um quinto da população.

A Redação Internacional reúne a cobertura do Clique Fatos sobre os principais acontecimentos fora do Brasil. As matérias são produzidas com apoio de inteligência artificial a partir de agências e veículos citados no texto. Encontrou um erro? Escreva para [email protected].

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!