O novo líder do partido conquistou a eleição interna com 73,1% dos votos. Os dados foram divulgados em coletiva na quinta-feira (16.jul).
Na convenção do PT (Partido dos Trabalhadores), a chapa CNB (“Derrotar a extrema direita e avançar na construção de um novo Brasil”), grupo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), obteve a vitória com maioria absoluta, alcançando 51% dos votos. Foram registrados 15 Estados onde representantes da corrente ascenderam no 1º turno. Outros 4 entraram para o 2º turno das eleições, que ocorrerá no final de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo presidente do partido, Edinho Silva, obteve 73,1% dos votos, uma diferença de 61,7 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Romenio Pereira. Para Edinho, a eleição demonstrou que a sigla está “forte e mobilizada”. As declarações foram feitas em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (16.jul.2025) na sede do partido, em Brasília.
Este foi o primeiro processo de eleições diretas para a presidência do PT na história do partido. Ao todo, foram cerca de 550 mil votantes. Anteriormente, o maior índice havia sido em 2009, com aproximadamente 524 mil eleitores. Além disso, segundo o novo presidente do PT, “nenhum outro partido tem condições de fazer o que o PT fez”.
Segue a lista dos Estados em que a CNB obteve vitória no 1º turno:
Os estados em que a CNB buscará o segundo turno são: Paraná (com dois candidatos da sigla, um deles sendo Zeca Dirceu, deputado e filho de José Dirceu), Santa Catarina e Tocantins.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da apresentação de dados sobre as eleições internas, Edinho também tratou das prioridades do partido. Entre elas, o presidente destacou a reeleição de Lula em 2026. Segundo ele, a continuidade do governo é essencial para dar continuidade ao “projeto de país”, que, para ele, é composto por questões como o fim da escala 6×1, a redução das tarifas no transporte público e a segurança pública.
Edinho foi o candidato de Lula para a presidência da sigla. O apoio do presidente da república foi essencial para a vitória do ex-prefeito de Araraquara no PLE.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.