Ed Gein: A história macabra do serial killer em filmes e livros
Serial killer inspira filmes e livros, com histórias do criminoso retratadas em filmes, livros e podcasts.
Com o sucesso da terceira temporada da antologia “Monstro”, o público teve a oportunidade de acompanhar em oito episódios a vida de Ed Gein, um serial killer que chocou o mundo. A produção ficcional, dirigida por Ryan Murphy, apresenta Charlie Hunnam no papel do assassino em série e ladrão de túmulos que viveu em Wisconsin na década de 1950.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os atos de Gein, conhecido como “açougueiro de Plainfield”, ganharam fama internacional na época e influenciaram grandes clássicos do terror na literatura e no cinema. A história de seu legado continua a fascinar e assustar.
Para aqueles que buscam mais informações sobre a vida de Ed Gein, tanto em obras de ficção quanto não, selecionamos algumas produções relevantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ed Gein: Silêncio Psicótico”, de Harold Schechter e Eric Powell, é um quadrinho que oferece um “aprofundamento” na mente sombria de Gein, organizando a história, a sociedade e a psicologia por trás de seus atos. Publicado pela DarkSide.
“Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel”, de Ilana Casoy, uma das maiores criminólogas do Brasil, lançou em 2014 este livro que passa pela trajetória de diversos assassinos que marcaram o mundo no século XX, entre eles Jeffrey Dahmer, Andrei Chikatilo e Ted Bundy. A autora dedica um capítulo ao “açougueiro de Plainfield”, costurando os relatos da época em uma narrativa própria. O livro é da editora DarkSide.
Leia também:
Letícia Colin é confirmada como protagonista da nova novela das 9, “Quem Ama Cuida”
Jennifer Lawrence revela como ansiedade pós-parto aprimorou sua atuação em “Morra, Amor”
Nova série “Tremembé” no Prime Video retrata a vida de Sandra Regina Ruiz Gomes, ex-detenta polêmica
“Ed Gein – O Serial Killer” (2000) é um drama psicológico baseado na história real, dirigido por Chuck Parello, onde Steve Railsback interpreta o primeiro assassino em série a ganhar fama na América.
“Confissões de um Necrófilo” (1974), um terror policial dirigido por Jeff Gillen e Alan Ormsby, é uma das ficções mais “fiéis” à história de Gein. A sinopse apresenta um fazendeiro que, após a morte da mãe, se torna um ladrão de túmulos e assassino, mantendo o cadáver da matriarca como único companheiro de sua casa.
Podcasts representam um formato fácil de ouvir histórias de true crime que costuram a história real em narrativas envolventes. O episódio 64 do podcast “Modus Operandi”, com Carol Moreira e Mabê, revive a história de Gein. A dupla também produziu uma série de episódios (episódios 259 e 260) com mais de duas horas de uma narrativa sobre o serial killer, aprofundando-se em seu passado e na relação marcante com sua mãe, Augusta.
“Assassino por Acaso”: conheça história real que inspirou o filme
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












