Dino promove audiência pública sobre políticas ambientais em SP

A sessão compreenderá apresentações de membros das partes interessadas.

23/08/2025 10:00

1 min de leitura

Dino promove audiência pública sobre políticas ambientais em SP
(Imagem de reprodução da internet).

O Supremo Tribunal Federal promoverá, na segunda-feira, 25, uma audiência pública para discutir as políticas ambientais de São Paulo. A ação é proposta pelo ministro Flávio Dino, que relatora uma ação que aponta supostas falhas e omissões da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) na proteção do meio ambiente no território estadual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sessão contará com apresentações de representantes do Estado de São Paulo, da União e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), autor da ação, de órgãos e entidades, além de especialistas com experiência reconhecida na área ambiental.

O PSOL afirma que a União e o Estado de São Paulo infringem princípios ambientais essenciais, mencionando os incêndios de grande escala de 2024 no Cerrado e na Mata Atlântica, notadamente no território paulista. O partido também alega o esgotamento da política ambiental estadual, com a extinção de órgãos e escritórios regionais responsáveis pela conservação dos recursos naturais.

Leia também:

O governo paulista, por sua vez, nega as acusações e afirma ter adotado medidas de caráter preventivo, repressivo, de monitoramento e de combate às queimadas. Quanto à gestão administrativa, argumenta que não houve desmonte, mas sim um processo de modernização.

No despacho proferido na audiência, o ministro Flávio Dino destacou os três principais pontos de controvérsia do caso:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)