Dia do Rock: confira cinco artistas que renovam o gênero em 2025
O dia 13 é comemorado em referência ao Live Aid, apresentação beneficente marcante que contou com artistas de grande destaque e alcança 40 anos.

O Dia do Rock é comemorado mundialmente em 13 de julho, em referência ao aniversário do show do Live Aid, ocorrido em 1985 e que marca 40 anos em 2025. Mesmo com diversos artistas que marcaram o gênero ainda em atividade, o estilo musical permanece relevante através de novas bandas, combinando elementos de renovação e tradição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento atraiu, ao mesmo tempo, mais de 150 mil pessoas aos estádios Wembley, em Londres, e JFK Stadium, em Filadélfia, para ver Queen, David Bowie, Phil Collins, Mick Jagger, Tina Turner e outros.
Phil Collins foi o único a se apresentar em ambos os continentes, viajando de avião do Reino Unido para os EUA. Ele também propôs que o dia 13 de julho se tornasse um marco para celebrar o rock ‘n’ roll. Apesar de ter alcance global, a data possui relevância especial no Brasil devido às rádios de rock brasileiras, que promoveram a celebração.
Leia também:

China almeja o Brasil com investimentos de bilhões até 2032

Jovem alemã desaparecida na Austrália é localizada após 12 dias

EUA: Governo suspende detenções de imigrantes sem justificativa “razoável”
Confira 5 artistas que apresentaram lançamentos importantes no universo do rock.
Após quase cinco anos, o Deftones lançará um novo álbum. Título “Private Music”, o décimo disco de estúdio da banda, é lançado no dia 22 de agosto e foi anunciado pela banda em 1988, nesta semana. O single de estreia, “My Mind Is a Mountain”, já está disponível.
Após o anúncio, a banda de metal alternativo, um subgênero do heavy metal que inclui elementos de rock alternativo, também anunciou sua turnê na Europa em 2026, com paradas em cidades como Paris (França), Bruxelas (Bélgica) e Munique, na Alemanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A publicação da página oficial do Deftones.
O Franz Ferdinand é uma banda de rock formada em 2002 em Glasgow, na Escócia, e no início deste ano lançou seu sexto álbum de estúdio, “The Human Fear”. Segundo o Pitchfork, site americano conhecido por publicar resenhas, artigos e notícias sobre música, o álbum evoca a arrogância vintage e o humor suave de seus primeiros trabalhos, mas pouco da euforia punk.
A banda já possui também apresentações confirmadas para 2025, e também algumas datas marcadas para 2026, com shows em cidades europeias.
A publicação da conta Franz Ferdinand (@franz_ferdinand).
Coheed and Cambria é uma banda americana de rock progressivo. A banda possui oito álbuns de estúdio e três DVDs ao vivo, com mais de um milhão de ouvintes mensais no Spotify.
O grupo, assim como as outras bandas mencionadas, lançou seu álbum mais recente em 2025, intitulado “The Father of Make Believe”, que foi disponibilizado nas plataformas musicais em março, contendo 14 músicas. A programação inclui shows em cidades dos Estados Unidos em agosto e setembro, seguidos por apresentações na Europa em outubro.
A publicação da página da Coheed and Cambria no Instagram.
Halestorm é uma banda americana de hard rock formada em 1997, na cidade de York, Pensilvânia, pelos irmãos Lzzy Hale e Arejay Hale. Em agosto, a previsão é de que o grupo lance “Everest”, seu novo álbum de estúdio, três anos após “Back From The Death” e “Live At Wembley”, lançado com músicas ao vivo em 2024.
Dois novos singles já estão disponíveis para audição. Conforme os lançamentos anteriores, a banda continua em turnê, realizando apresentações até o final de novembro no Reino Unido.
A publicação compartilhada por HALESTORM (@halestormrocks)
Com o lançamento de “Loom”, o mais recente álbum de rock da banda em 2024, a banda anunciou uma nova turnê mundial, que incluirá o Brasil com três shows em outubro de 2025.
Em 2024, o grupo se apresentou no Rock in Rio com seus maiores sucessos e discutiu saúde mental em um show de quase duas horas de duração. O show, que iniciou pontualmente à meia-noite, incluiu músicas como “Thunder”, “Boner”, “Shots”, “Demons” e “Enemy”. Entre as músicas, a banda reservou espaço para solos de guitarra e uma disputa entre bateristas.
A publicação da banda Imagine Dragons.
Ingressos para os shows do Imagine Dragons podem custar até R$ 43 mil.
Com informações de Flávio Ismerim, da CNN.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.