Descubra o que esperar da Sem semana de Alta Costura de Paris

Criadores se preparam para exibir suas obras originais, ao mesmo tempo em que a cidade do Paris registra temperaturas acentuadas que levaram ao fechamen…

07/07/2025 10:23

3 min de leitura

Descubra o que esperar da Sem semana de Alta Costura de Paris
(Imagem de reprodução da internet).

Diante de uma onda de calor extremo em Paris, com temperaturas elevadíssimas que levaram ao fechamento do cume da Torre Eiffel na semana passada, estilistas se preparavam para a Semana de Alta-Costura de Paris, que ocorrerá de 7 a 10 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As peças da Alta-Costura são feitas à mão, com bordados manuais e acabamento impecável por uma equipe de artesãos, incluindo costureiras, alfaiates, modelistas e outros profissionais da indústria têxtil, em seus ateliês. O que é produzido, muitas vezes demandando centenas de horas de trabalho, é vendido a clientes de alto poder aquisitivo – celebridades, membros da realeza ou aristocracia, e indivíduos ricos.

Na mensagem enviada à CNN, Pascal Morand, presidente executivo da Federação de Haute Couture e de la Mode (órgão regulador da moda francesa), destacou a “criatividade incomparável, diversidade e savoir-faire” da semana, onde “habilidades artesanais e ateliês ocupam um lugar central”.

Leia também:

Nesta temporada, a programação compacta apresenta diversos momentos marcantes. Schiaparelli, a renomada grife de alta-costura liderada pelo estilista americano Daniel Roseberry, começou a semana com uma nova coleção que deverá ser amplamente vista nos eventos de premiação e nos tapetes vermelhos, como aconteceu quando Lauren Bezos Sanchez utilizou um de seus designs para seu casamento polêmico em Veneza no mês passado.

Dua Lipa, Karol G e Cardi B na primeira fila da Schiaparelli Alta-Costura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Central Dua Lipa (@dualipacentral_) 7 de julho de 2025

Giorgio Armani, Iris Van Herpen, Elie Saab e Chanel – esta última cuja coleção ainda será desenhada internamente, já que o novo estilista Matthieu Blazy assumirá o comando em outubro – permanecem no programa como pilares confiáveis da Semana de Alta-Costura, enquanto Robert Wun (o primeiro estilista nascido em Hong Kong a integrar o calendário em 2023) retornará mais uma vez.

Na quarta-feira à tarde, Demna apresentará sua despedida da Balenciaga, marca que ele liderou por uma década (sua retrospectiva em Paris na sede da Kering incluiu uma cópia ampliada do e-mail de rejeição que Demna recebeu da marca após se candidatar a um estágio em 2007).

Posteriormente, o designer belga Glenn Martens – o nome por trás da renovação das marcas Diesel e Y-Project – fará sua primeira apresentação pela Maison Margiela. Martens terá altas expectativas, considerando que o último desfile de alta-costura da casa, em janeiro de 2024, sob a direção criativa de John Galliano, foi amplamente elogiado por críticos e público. A maquiagem de pele estilo boneca, criada por Pat McGrath, tão popular, inspirou o lançamento de uma linha de produtos para que os consumidores pudessem reproduzi-la.

Fora da programação oficial, o estilista Jonathan Anderson deve apresentar outra coleção para sua marca homônima JW Anderson. Ainda sob o impacto da estreia de Anderson na Dior durante os desfiles masculinos da semana passada, o polímata irlandês planeja revelar a nova direção de sua marca na Galerie Joseph, no Marais, na segunda-feira, através de uma apresentação. Enquanto ele se concentra na Dior — ele é supostamente o primeiro estilista desde o fundador da marca a desenhar tanto para homens quanto para mulheres —, Anderson disse à WWD que reduziria os desfiles da JW Anderson até “sentir que há algo a dizer dentro da minha própria marca”.

Descubra a grife de alta-costura mais procurada no Google.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.