Candidatos que não desejarem divulgar suas redes sociais podem ter o visto negado; a regra está em vigor.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil formalizou na quarta-feira (25.jun.2025) as novas exigências para a emissão de vistos estudantis, que agora incluem a obrigatoriedade de manter redes sociais com configurações “públicas” — para que qualquer pessoa tenha acesso ao perfil.
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Os Estados Unidos consideram que o conteúdo divulgado nas redes sociais será avaliado como parte da avaliação de candidatos. Candidatos que se recusarem a tornar públicas suas contas poderão ter o visto negado.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos comunicou a alteração em 18 de junho. A mudança impacta diretamente os pedidos das categorias F (estudante), J (intercâmbio) e M (cursos técnicos ou vocacionais).
O embaixamento dos Estados Unidos declarou que o visto para os EUA é uma concessão, e não um direito.
Os Estados Unidos devem manter vigilância rigorosa no processo de emissão de vistos para assegurar que os requerentes não representem risco à segurança dos americanos e aos interesses nacionais. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 43 kB).
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A concessão desses vistos fora suspensa no final de maio, após o governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) começar a avaliar a viabilidade de examinar os perfis das redes sociais dos candidatos.
Durante este período, apenas indivíduos com entrevistas previamente agendadas podiam avançar com os pedidos.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.