Colapso de estrutura de prevenção ocorrido em Remedios, no noroeste do país, causou o acidente.
O desmoronamento de uma barreira de segurança em uma mina de ouro em Remedios, no noroeste da Colômbia, resultou em 18 trabalhadores soterrados na quinta-feira (17.jul.2025). Equipes de resgate foram mobilizadas para encontrar os mineiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incidente começou quando uma estrutura para evitar desabamentos cedeu, causando um “bloqueio” na saída principal da mina. Yarley Erasmo Marín, representante de uma associação local de mineradores, confirmou a informação à AFP, que acompanha o desenvolvimento das operações de resgate na região.
O Ministério de Minas e Energia colombiano declarou “supostamente” que todos os mineradores estão vivos, sem apresentar informações sobre seu estado.
As autoridades colombianas implementaram todos os protocolos de emergência para localizar e salvar os trabalhadores, anunciou o ministro de Minas e Energia, Edwin Palma, em comunicado divulgado na rede social X (antigo Twitter).
A prefeitura local comunicou ao governo que a mina estava sendo explorada ilegalmente. Remedios, situada na região de Antioquia, conhecida por sua tradição na atividade de mineração, apresentava esse problema. A agência de notícias francesa informava que o ouro extraído na área poderia financiar grupos armados, como o Cartel do Golfo, também envolvido no tráfico de cocaína.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.