Deputada do PL propõe sessão extraordinária para votação de anistia na Câmara

Caroline De Toni protocolou requerimento que apresenta projeto para anistiar participantes de manifestações políticas desde outubro de 2022.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) protocolou na segunda-feira (21.jul.2025) um requerimento à Mesa da Câmara dos Deputados solicitando sessão extraordinária virtual para votar três projetos de lei. Dentre eles, o PL 2.858/2022, que concede anistia a participantes de manifestações políticas desde 30 de outubro de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os demais projetos incluem o PL 4.754/2016 e o PL 658/2022, ambos referentes a crimes de responsabilidade de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O PL 4.754/2016 modifica a Lei 1.079/1950 para incorporar novas situações de crimes de responsabilidade de ministros do STF. Já o PL 658/2022 define normas e prazos para o processamento de pedidos de impeachment envolvendo os mesmos ministros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A parlamentar declarou que a iniciativa se justifica por decisões judiciais que excedem os limites constitucionais. De Toni argumentou que o Parlamento deve responder à “escalada autoritária” e que a anistia é “necessária para restaurar a justiça”.

A deputada vincula o requerimento à situação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para ela, há um “cerco judicial” contra Bolsonaro que representa “grave violação do Estado de Direito”.

LEIA TAMBÉM!

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile