Departamento de Justiça dos EUA solicita lista de imigrantes presos em prisões da Califórnia

O pedido visa complementar a disputa do governo Trump contra as políticas de proteção a imigrantes da Califórnia, com cortes de orçamento e ações migrat…

18/07/2025 0:40

1 min de leitura

Washington (United States), 11/07/2025.- US President Donald Trump waves as he walks towards Marine One across the South Lawn of the White House in Washington, DC, USA, 11 July 2025. President Trump and First Lady are heading to Kerrville, Texas, to meet with local officials and first responders after a deadly flash flood a week ago killed at least 120 people with at least 160 people still missing. EFE/EPA/SAMUEL CORUM / POOL
Washington (United States), 11/07/2025.- US President Donald Tru...

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitou aos departamentos de xerifes da Califórnia, incluindo os de Los Angeles e San Francisco, a lista de todos os detentos em suas prisões que não são cidadãos americanos. Entre as informações solicitadas, o governo do presidente Donald Trump quer que sejam compartilhados os crimes pelos quais os imigrantes foram presos ou condenados e datas de libertação programadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O departamento, liderado pela procuradora-geral Pam Bondi, declarou em comunicado que os pedidos de dados visam auxiliar as autoridades de imigração a “priorizar” a deportação de imigrantes ilegais que cometeram crimes após entrar irregularmente nos EUA.

A pasta ressaltou que, embora cada imigrante irregular viole a lei federal, aqueles que cometem crimes representam um risco maior à segurança nacional. Bondi afirmou que espera cooperar com os xerifes dos condados da Califórnia para cumprir com a responsabilidade compartilhada de manter a segurança.

Leia também:

O pedido se soma à batalha do governo Trump contra as políticas californianas de proteção a imigrantes, confrontando-as com cortes de orçamento e operações migratórias que têm afetado a região metropolitana de Los Angeles desde 6 de junho.

A Casa Branca tem afirmado que os esforços são direcionados a prender imigrantes com histórico criminal. Contudo, os dados do Serviço de Controle de Imigração e Alfândega (ICE) indicam que 68% das 2.031 pessoas detidas entre 1 e 26 de junho na área metropolitana de Los Angeles não apresentavam antecedentes criminais e 57% nunca haviam sido acusadas de qualquer delito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da EFE. Publicado por Sarah Paula.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.