Departamento de Defesa dos EUA e Elon Musk chegam a um acordo para utilização da inteligência artificial
O chatbot apresentava algumas respostas que exaltavam Hitler e criticavam os chamados ‘estereótipos anti-brancos’.

A empresa de inteligência artificial de Elon Musk, a xAI, celebrou um acordo com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos para empregar seu assistente de IA generativo, que gerou controvérsias recentemente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio do acordo, realizado pela empresa nesta segunda-feira 14 na rede social X, faz parte de um programa de colaboração entre a companhia e o governo federal, denominado Grok para o governo.
Lançado no final de 2023, Grok é o assistente de IA generativa da xAI e se tornou notícia com certa frequência devido aos seus comentários fora de tom.
Leia também:

Bolsonaro admitiu plano de golpe ao considerar medida autoritária, afirma PGR

Ministério Público aponta inconsistências e propõe redução de vantagem para Eduardo Bolsonaro em acordo de delação

Preços de aluguéis aumentam acima da inflação, com elevação de 5,6% nos primeiros seis meses
Certos comentários de um chatbot faziam elogios a Adolf Hitler, criticavam “estereótipos anti-brancos” na rede social X e a “representação desproporcional” de judeus em Hollywood.
A xAI se desculpou no sábado por esse conteúdo e anunciou que havia solucionado o problema que originou tais respostas de seu assistente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência France-Presse (AFP) identificou que a nova versão do chatbot Grok 4, lançada na quarta-feira, considerava as opiniões de Musk em relação a determinados assuntos ao fornecer suas respostas.
O acordo entre a xAI e o Departamento de Defesa se concretiza em meio a divergências entre Musk e o presidente americano, Donald Trump, em relação à aprovação do grande orçamento e as questões fiscais defendidas pelo republicano.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.