Demais defendem declaração de Trump em apoio a Bolsonaro
Governo afirma que o Brasil não tolerará interferências externas; o senador republicano sugeriu que o ex-presidente fosse “acatado em paz”.

Ministros e parlamentares ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestaram críticas nas redes sociais na segunda-feira (7 de julho de 2025) à declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sua plataforma Truth Social, o republicano criticou o que considerou um “tratamento terrível” de Bolsonaro. Trump afirmou que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente.
“Não admitimos tutela nem interferência externa de qualquer natureza. Possuímos instituições sólidas e independentes, que não se submetem a pressões”, afirmou o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
Leia também:

Rui Costa afirma que Tarcísio demonstra maior atenção a Trump do que aos empresários

A UFC solicitou a um dos principais adversários de Charles do Bronx que avalie o desempenho do campeão

Executivo eleva o orçamento destinado a emendas parlamentares, que agora alcança R$ 6,3 bilhões
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que Trump defende direitos mesmo ao “perseguir” imigrantes latino-americanos. “Quem é ele para falar em caça às bruxas ou meter o bedelho em assuntos do Judiciário brasileiro?”
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou que o republicano deveria se ocupar de seus próprios problemas, “que não são poucos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) declarou que a fala de Trump é uma ofensa à soberania nacional. “Não somos quintal de ninguém. Donald Trump deve cuidar do seu país e da sua ficha corrida. Do golpista, cuida o povo brasileiro!”, afirmou.
Trump abandonou questões internacionais que patrocina para defender seu símbolo tropical, Bolsonaro – o valente que atacou a democracia e agora faz vítima – e chamou de “caça às bruxas” o que são investigações para responsabilizar cada golpista.
A parlamentar afirmou que o ex-presidente não será levado embora para evitar o Judiciário, devido à influência de terceiros. Ele é acusado em processo criminal no STF por tentar instaurar um golpe de Estado.
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) republicou a fala de Lula, na qual o ex-presidente declarou que não aceitará “interferência ou tutela de qualquer pessoa”, e acrescentou: “Brasil soberano!”.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.