Corinthians: entenda o que é o banimento de transferência e a possível sanção da Fifa
Félix Torres não quitou a dívida e o clube poderá ser punido pela entidade máxima.

Com o término do prazo, na noite de segunda-feira (11), o Corinthians poderá ser alvo de uma sanção disciplinar da Fifa, o banimento de registro de jogadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O zagueiro Félix Torres, do Santos Laguna, do México, custará aproximadamente 34 milhões de reais na sua aquisição.
A Fifa aponta que 982 clubes estão com medidas de banimento de transferência em âmbito global. A Turquia lidera o ranking de punições, com 180 clubes na lista negativa.
Leia também:

A Conmebol pode aplicar mais duas sanções à entidade

Qual é o prazo para o Corinthians retomar as contratações?

A Fifa impôs transferência proibida ao Corinthians, impedindo o clube de realizar novas contratações
SPC do futebol
Conforme a Fifa, a lista de proibições é um recurso vital para a comunidade do futebol, detalhando clubes em todo o mundo que atualmente enfrentem proibições de registro impostas pela entidade. Esta lista inclui clubes que estão temporariamente proibidos de registrar novos jogadores devido a diversas infrações, como disputas financeiras ou violações regulatórias. Na prática, o transfer ban é uma lista de devedores, um tipo de “SPC” ou “Serasa” que deixa o nome do clube “sujo” no mundo das finanças do futebol.
A organização assegura que a ferramenta é fundamental para assegurar transparência e conformidade no esporte, possibilitando que as partes interessadas se mantenham informadas sobre quais clubes estão inelegíveis para contratar novos jogadores durante o período de proibição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A penalidade é transitória e pode ser revogada em caso de acordo financeiro. Durante a aplicação da medida, não é autorizado o registro de novos jogadores.
A equipe que se sentir prejudicada deve solicitar à Fifa a mediação para o pagamento dentro de um prazo, que costuma ser de 45 dias. Ademais, caso não haja pagamento, o clube condenado pode sofrer, por exemplo, rebaixamento de divisão.
Corinthians, ban.
O Timão precisou pagar cerca de U$ 6,1 milhões (equivalente a R$ 34 milhões) aos mexicanos pela contratação do zagueiro Félix Torres, oficializada pelo clube do Parque São Jorge em janeiro de 2024, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 11.
A equipe procura alternativas para o pagamento, incluindo um acordo direto com o Santos Laguna ou um alongamento do prazo com a Fifa para obter mais tempo para receber os valores pendentes.
Após a possível inclusão na lista, o clube deverá ser notificado em até quatro dias.
Em fevereiro deste ano, o clube do Parque São Jorge já havia sido condenado a pagar cerca de R$ 55 milhões pelas dívidas referentes às negociações de Rodrigo Garro e Félix Torres. O Timão entrou em recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), que não acatou e manteve a decisão da Fifa.
Transfer Ban Brasil
Atualmente, o Brasil possui quatro clubes que estão autorizados a disputar competições pela Fifa devido a pendências financeiras relacionadas à aquisição de jogadores.
O Colorado Atlético Clube, do Paraná, Real Brasília, do Distrito Federal, o paraense Paysandu e o mineiro Ipatinga SAF.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)