Coreia do Norte inaugura complexo turístico à beira-mar em julho

Wonsan Kalma, na costa leste, faz parte dos planos de Kim Jong-un para estimular o turismo interno no país.

26/06/2025 14:09

1 min de leitura

Coreia do Norte inaugura complexo turístico à beira-mar em julho
(Imagem de reprodução da internet).

A Coreia do Norte inaugurará na próxima terça-feira (1º.jul.2025) o resort de praia Wonsan Kalma, destinado a turistas nacionais. O complexo, localizado na costa leste, sofreu um atraso de seis anos e faz parte dos planos do líder Kim Jong-un (Partido dos Trabalhadores da Coreia, esquerda) para estimular o turismo e gerar receita em face das sanções internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situada em Wonsan, na costa leste do país – onde Kim cresceu e onde a elite norte-coreana tem residências –, a área já serviu para testes de mísseis. Atualmente, Pyongyang tenta transformá-la em destino turístico, com capacidade para 20 mil visitantes. Ainda não se sabe se receberá estrangeiros, conforme informações da BBC.

Na terça-feira (24 de jun), Kim participou da cerimônia de inauguração ao lado de sua filha, Kim Ju-ae, e de sua esposa, Ri Sol-ju. O embaixador russo Alexander Matsegora também estava presente.

Leia também:

O complexo turístico compreende hotéis, restaurantes, centros comerciais e um parque aquático, porém as informações não podem ser confirmadas de modo independente. O turismo, sobretudo com a China e a Rússia, representa uma das poucas fontes de divisas para o governo.

Em 2025, o país retomou temporariamente o atendimento a visitantes do Ocidente, porém, voltou a restringir as entradas sem justificativa. A indústria turística não acredita que o novo empreendimento cause a chegada de estrangeiros, considerando que Pyongyang e os monumentos comunistas permanecem como os principais pontos turísticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para alguns, como o diretor da Uri Tours, Elliott Davies, o interesse na Coreia do Norte é incomum: “É curioso observar um resort de praia moldado pelo contexto cultural norte-coreano”.

A abertura ocorre em um momento em que Coreia do Norte e Rússia fortalecem laços. No mesmo dia do anúncio, os países reabriram uma rota direta de trem entre suas capitais, interrompida desde 2020.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.