Consulta disponível para o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda
Sete milhões e duzentos e oitenta mil contribuintes receberão R$ 10 bilhões.

Cerca de 7,2 milhões de contribuintes que apresentaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 iniciarão o processo de restituição com o Leão. A Receita Federal disponibilizará a consulta ao terceiro lote de restituições, o maior já liberado em número de contribuintes e o segundo maior em valor, com inclusão de restituições residuais de anos anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em total, 7.219.048 contribuintes receberão um valor total de R$ 10 bilhões. A maior parte do montante será destinada a contribuintes com prioridade no reembolso.
As restituições estão distribuídas da seguinte forma:
Leia também:

Senadores democratas dos EUA denunciam Trump por uso indevido de poder devido a tarifas contra o Brasil

Brasil aponta maior saldo negativo na balança corrente em junho desde 2014

Lula afirma que Trump foi “levado a uma mentira” e solicita que ele compreenda “a verdade sobre o Brasil”
Os contribuintes que combinaram os procedimentos pré-preenchido e Pix passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano, mesmo que não haja essa determinação legal.
O contribuinte pode realizar a consulta através do site da Receita Federal, acessando a página na internet e clicando em “Meu Imposto de Renda”, seguido pelo botão “Consultar a Restituição”. É possível também realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento será realizado em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não constar na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato da declaração. Caso identifique alguma pendência, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Caso a restituição não seja creditada na conta indicada na declaração, como em situações de conta inativa, os valores permanecerão disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá marcar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou através do contato com a Central de Relacionamento do banco, nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Se o contribuinte não resgatar o valor da sua restituição após um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.