Comissão Europeia e ministros das Finanças da UE concordam com a adesão da Bulgária ao euro em 2026
A adoção de sinalização permite que o país se torne o 21º membro da zona do euro.

Os ministros das Finanças da União Europeia concederam o aval oficial nesta sexta-feira (20) para que a Bulgária utilize o euro , permitindo que o país se torne o 21º membro da zona do euro a partir de 1º de janeiro de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O respaldo dos ministros acompanha as estimativas favoráveis da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu sobre o desempenho do país. A adesão também será aprovada pelos líderes do bloco em uma cúpula em Bruxelas em 26 de junho.
A taxa de câmbio para a conversão do dólar búlgaro em euro será determinada pelos ministros das Finanças da UE em sua reunião no início de julho, concedendo à Bulgária seis meses para preparar a transição técnica para o início do próximo ano.
Leia também:

O Japão afirma que o acordo comercial com os EUA não foi concluído

Análise: Leilão do túnel Santos-Guarujá apresentou pouca competição e forte influência política

Tarifas elevadas: impacto sentido pela indústria e no consumidor
A Bulgária tem trabalhado para ajustar seu patamar à eurozona desde sua adesão à União Europeia em 2007.
Contudo, após prolongada espera, muitos búlgaros perderam o entusiasmo inicial, com 50% agora céticos em relação ao euro, conforme apurado em pesquisa do Eurobarômetro em maio. Alguns búlgaros temem que a mudança eleve os preços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A adoção do euro na Bulgária ocorrerá três anos após a mais recente expansão da zona do euro, quando a Croácia aderiu ao grupo em 2023.
A inclusão da Bulgária na zona do euro deixará sete dos 27 países da UE fora da área: Suécia, Polônia, República Tcheca, Hungria, Romênia e Dinamarca.
Ninguém deles possui planos imediatos de adoção do euro, seja por questões políticas ou porque não cumpre os critérios econômicos exigidos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.