Clube da Arábia Saudita receberá investimento de um estrangeiro

Empresa internacional deve adquirir clube da Saudi Pro League, conforme apuração do The Athletic.

18/07/2025 21:55

1 min de leitura

Clube da Arábia Saudita receberá investimento de um estrangeiro
(Imagem de reprodução da internet).

Um clube da SPL (Saudi Pro League), principal competição de futebol da Arábia Saudita, está sendo adquirido por uma empresa internacional em fase final de negociação. Trata-se da primeira vez que um time da liga saudita terá um proprietário estrangeiro. A informação foi divulgada na sexta-feira (18.jul.2025) pelo jornal The Athletic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A identidade do comprador e do clube participante da transação não foi divulgada. A aquisição marca uma nova fase no processo de privatização da liga saudita, que até 2023 estava totalmente controlada pelo Ministério do Esporte do país.

Nos últimos anos, a estrutura de propriedade dos clubes sauditas sofreu transformações relevantes. Em 2023, o PIF (Fundo de Investimento Público) da Arábia Saudita adquiriu 75% das ações de 4 clubes: Al Nassr, Al Hilal, Al Ahli e Al Ittihad.

Leia também:

Seis times foram colocados à venda como parte da iniciativa de privatização, incluindo Al Okhdood, Al Orobah e Al Kholood da SPL, além de Al Zulfi, Al Nahda e Al Ansar das divisões inferiores. Os novos donos dessas equipes serão anunciados nas próximas semanas.

A previsão é que a maioria dos 18 clubes da Premier League seja de propriedade privada nos próximos anos, conforme reportado pelo The Athletic. Os quatro clubes controlados pelo PIF investiram 1 bilhão de libras (1,3 bilhão de dólares) na aquisição de jogadores de ligas europeias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal obstáculo para a SPL é a ausência de confrontos competitivos contra clubes de ponta da Europa, visto que a próxima Copa do Mundo de Clubes da Fifa ocorrerá somente em 2029. Em outubro de 2024, o diretor executivo do Al Hilal, Esteve Calzada, declarou que os times da SPL aceitariam um convite para a Liga dos Campeões da UEFA, porém a entidade europeia desconsiderou essas indicações.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.