Câmara autoriza mudança no calendário de provas para atender a datas festivas
A regra abrange principalmente adventistas e judeus.

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira 12, um projeto de lei que possibilita a realização de vestibulares e concursos públicos em horário especial por razões religiosas. O texto está encaminhado ao Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta visa sobretudo adventistas e judeus, aqueles que não cumprem acordos entre a noite de sexta-feira e a noite de sábado. Caso a matéria seja aprovada, as provas poderiam ser conduzidas entre domingo e sexta-feira, das 8h às 18h, por meio de instituições públicas ou privadas.
Se não for viável e a prova se confirmar para o sábado, a organização deverá autorizar a realização do exame após as 18h, desde que o candidato apresente e comprove sua convicção religiosa.
Leia também:

Restrições de celulares em escolas auxiliam no enfrentamento da precoce adoção por jovens, afirma ministro

A IFMG lança inscrições para o Processo Seletivo 2026; confira como participar

Tribunal de Justiça admite recurso de Tarcísio e permite contratação de militares para escolas de ensino cívico-militar
Durante a realização da prova nos sábados, o candidato que se declarar indisponível deverá permanecer incomunicável do horário regular do exame até o início do horário alternativo previamente definido.
O projeto contempla o abono de faltas de alunos aos sábados, em virtude dessa convicção religiosa. Aulas programadas das 18h de sexta-feira até as 18h de sábado serão abonadas se o aluno apresentar ao estabelecimento de ensino uma declaração da entidade religiosa, com assinatura reconhecida, atestando sua condição de membro congregante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição de ensino exigirá que o aluno realize uma atividade substitutiva que compense a ausência justificada.
A declaração falsa da convicção religiosa, para não comparecer aos compromissos, é considerada crime de falsidade ideológica.
Com informações da Agência Câmara Notícias
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)