BRICS: Rio fecha ruas e Aterro do Flamengo terá “toque de recolher”

A cúpula ocorrerá no domingo (6) e na segunda-feira (7) no Museu de Arte Moderna (MAM); o Plano Operacional da Prefeitura prevê grandes interdições de t…

05/07/2025 16:13

2 min de leitura

BRICS: Rio fecha ruas e Aterro do Flamengo terá “toque de recolher”
(Imagem de reprodução da internet).

O Plano Operacional da Prefeitura do Rio de Janeiro, para a Cúpula do Brics, que ocorrerá no domingo (6) e segunda-feira (7) no Museu de Arte Moderna (MAM), prevê o fechamento temporário de vias importantes da cidade e a aplicação de um “toque de recolher” no Aterro do Flamengo, na zona sul carioca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir deste sábado (5), pedestres não poderão acessar a Praia do Flamengo das 20h às 3h, em esquema repetitivo até o término do evento. O bloqueio total faz parte do plano de segurança da gestão municipal.

Entre os dias 5 e 7 de julho, das 12h às 12h59, o acesso ao aterro será restrito à circulação de comitivas e veículos relacionados à Cúpula do BRICS. O acesso à praia ocorrerá apenas pelas passagens subterrâneas (as passarelas estarão fechadas a partir das 2h de sábado).

Leia também:

Locais que serão interditados das 12h às 22h aos sábados (5):

A Avenida Atlântica será interditada em ambos os sentidos a partir deste sábado (22h) e permanecerá fechada até segunda-feira (23h59). As principais feiras noturnas da cidade serão suspensas e os ônibus terão desvios temporários durante as interdições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O VLT Carioca opera com restrições desde sexta-feira (4) até segunda-feira (7). Nas linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Cristiano Ottoni x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV), os intervalos médios de circulação são de 12 minutos. Na segunda-feira, esses intervalos serão de 15 minutos.

Durante este período, o VLT operará normalmente das 5h às 23h, seguindo o horário padrão. A Linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) também operará normalmente, com intervalos de até uma hora.

O metrô operará das 5 horas da meia-noite. Nos dias 5 e 6 de julho, a operação seguirá nos horários regulares de fim de semana: no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h.

Nos dias 4 a 7 de julho, a Linha 2 operará entre Pavuna e Botafogo, enquanto as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser realizada no trecho compreendido entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

O metrô confirmou que, em razão da Cúpula do BRICS, haverá alterações temporárias na operação para atender às necessidades das autoridades do evento. As atualizações serão divulgadas pelos canais da companhia.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.