Brasileirão: 36ª Rodada Lança “Desperdiçômetro” para Combater Desperdício de Alimentos

A 36ª rodada do Brasileirão traz o “desperdiçômetro”, uma ação da CBF e Pacto Contra a Fome para conscientizar sobre desperdício de alimentos

22/11/2025 17:11

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Conscientização sobre Desperdício de Alimentos na 36ª Rodada do Brasileirão

A 36ª rodada do Brasileirão trará uma ação inovadora voltada para a conscientização sobre insegurança alimentar e desperdício de alimentos. A CBF, em colaboração com a ONG Pacto Contra a Fome, apresentará o “desperdiçômetro” nos estádios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa ferramenta mostrará, através das placas de LED, a quantidade estimada de alimentos descartados no Brasil durante o tempo médio de uma partida.

A iniciativa faz parte de uma campanha nacional que busca destacar uma das maiores contradições do Brasil: enquanto 54,7 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar, mais de 55 milhões de toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas anualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante um jogo, estima-se que 10 milhões de quilos de alimentos sejam desperdiçados.

Impactos do Desperdício

De acordo com o Pacto Contra a Fome e a consultoria Integration, as perdas ocorrem em toda a cadeia produtiva, desde a produção até o consumo final. Além do impacto social, o desperdício contribui para problemas ambientais, como a emissão de gases de efeito estufa devido à decomposição de resíduos orgânicos, além de aumentar a pressão sobre recursos naturais, como água e solo.

Leia também:

Estima-se que um terço dos alimentos produzidos no Brasil não chegue à mesa do consumidor. O relatório indica que cada brasileiro descarta, em média, 77 kg de comida por ano, conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Esse desperdício impacta o orçamento familiar, com uma família de três pessoas perdendo cerca de R$ 1.603 anualmente, valor superior ao salário mínimo.

Desperdício Global e Soluções Inovadoras

O problema do desperdício é global. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que 1 milhão de refeições são descartadas diariamente, resultando em um custo global de desperdício que chega a US$ 1 trilhão por ano.

Como parte da campanha, será apresentada a TIA Contra a Fome, uma ferramenta de inteligência artificial via WhatsApp que ajuda as famílias a evitar desperdícios. O usuário pode enviar uma foto dos alimentos que possui em casa e receber três sugestões de receitas que utilizam exatamente os itens mostrados.

O serviço é gratuito.

Jogos da 36ª Rodada com a Ação

O Desperdiçômetro estará presente em todos os estádios que receberão partidas da 36ª rodada do Brasileirão:

  • Terça-feira (25/11): Atlético x Flamengo, Grêmio x Palmeiras
  • Quarta-feira (26/11): Red Bull Bragantino x Fortaleza
  • Quinta-feira (27/11): Fluminense x São Paulo, Juventude x Bahia
  • Sexta-feira (28/11): Vasco x Internacional, Santos x Sport
  • Sábado (29/11): Vitória x Mirassol, Ceará x Cruzeiro
  • Domingo (30/11): Corinthians x Botafogo

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.