Bolsonaro destaca a “coragem” de Trump e atribui a Lula a alta carga tarifária

Ex-presidente declara que Estados Unidos ainda podem “salvar o Brasil” e que a ação tomada pelo republicano não teria acontecido se ele estivesse no cargo.

10/07/2025 20:45

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou uma declaração sobre a tarifa imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Contrariamente ao que parte da mídia noticiou ao longo da 5ª feira (10.jul.2025), Bolsonaro não fez nenhum pedido para que a alíquota de 50% sobre produtos brasileiros seja revogada. Expressou compreender a justificativa por trás da medida, indicando concordância e solicitou aos Poderes que tomem “urgência” para “restabelecer a normalidade institucional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão se trata de uma consequência imediata do distanciamento do Brasil de seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre nortearam nossa relação com o mundo livre, declarou Bolsonaro.

Bolsonaro reiterou o que Trump afirmou e alegou que o Brasil está sofrendo uma “caça às bruxas”. “Foi dado o alerta e não há mais espaço para omissões”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O político declarou receber a carta de Trump com “senso de responsabilidade”. Para ele, as tarifas anunciadas pelo país norte-americano indicam o distanciamento do Brasil de “compromissos históricos com a liberdade” e com o “Estado de Direito”.

“Isso jamais teria ocorrido durante o meu mandato”, declarou o ex-presidente.

Leia também:

Fonte por: Poder 360

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.