Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Bolsonaro desmente acusações de pressão a ex-ministro da Defesa em relação a relatório das urnas

Bolsonaro desmente acusações de pressão a ex-ministro da Defesa em relação a relatório das urnas

Ex-presidente depoisa no STF nesta terça-feira (10.jun); Cid afirmou que ele desejava incluir no texto que fraude era possível.

Por: Ana Carolina Braga

10/06/2025 16:31

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na terça-feira (10.jun.2025), não ter exercido pressão sobre o general Paulo Sérgio Nogueira, então ministro da Defesa, para que este incluísse em um relatório a alegação de que seria possível fraudar as urnas eletrônicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declarou que solicitava ao ministro da Defesa a elaboração de um relatório o mais imparcial possível, apresentando apenas informações que não admitissem dúvidas. Seu relacionamento com qualquer ministro nunca envolveu pressão ou autoritarismo, caracterizando-se por uma relação bastante fraternal.

Nunca exerci pressão sobre nenhum ministro, em especial o general Paulo Sérgio, para que agisse de determinada maneira. O relatório foi elaborado com meu consentimento. Sempre me mantive alinhado à Constituição e rejeito qualquer versão que não esteja em conformidade com ela, afirmou Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em novembro de 2022, o Ministério da Defesa encaminhou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um relatório produzido por especialistas das Forças Armadas, que não apontou evidências de irregularidades nas eleições presidenciais daquele período.

O documento, contudo, também não excluiu a possibilidade de fraudes ou irregularidades nas urnas eletrônicas.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Attack on Titan” Surpreende com Brinde Exclusivo e Retorno aos Cinemas!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Idosos em 2026: Direitos e Benefícios INÉDITOS Revelados Já!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Demon Slayer: Castelo Infinito: IMAX Revoluciona Filme com Cena Épica e Recorde de Bilheteria!

Em depoimento prestado, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, declarou que o então presidente solicitou ao general Paulo Sérgio Nogueira a inclusão no relatório da alegação de que seria possível fraudar as urnas.

Na realidade, ele [Bolsonaro] desejava que se afirmasse a existência de fraude. Então, foi elaborada uma construção, um debate, e o que foi finalizado foi que não era viável auditar. Resultou um acordo entre o que o presidente queria e o que o general fez com o trabalho técnico, afirmou Cid.

Transmissão ao vivo:

Interrogatórios

A Primeira Turma do STF iniciou na segunda-feira (9.jun) o interrogatório dos réus no núcleo central do processo penal por tentativa de golpe de Estado. De acordo com o Ministério Público, os integrantes desse grupo teriam sido responsáveis por liderar as ações da organização criminosa que visavam impedir a posse de Lula.

Pertencem ao grupo:

Os interrogatórios deverão ser concluídos até sexta-feira (13.jun). O primeiro a ser ouvido foi Mauro Cid, que formalizou um acordo de colaboração com o STF. Os demais réus estão sendo ouvidos em sequência, em ordem alfabética. A ordem foi estabelecida para que todos tenham conhecimento do que o delator declarou e, assim, possam exercer o amplo direito de defesa.

Todos os réus do núcleo estão obrigados a comparecer nos interrogatórios, mas podem permanecer em silêncio e responder a algumas ou nenhuma pergunta. O relator, ministro Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os advogados podem fazer perguntas. Se outros ministros da 1ª Turma comparecerem, também podem questionar os réus.

Após as audiências, os réus não precisam mais comparecer. A única pessoa do grupo que não irá até o plenário da 1ª Turma é o general Braga Netto, que está preso preventivamente no Rio de Janeiro desde dezembro. Ele participa por videoconferência.

Os interrogatórios são parte da fase instrutória do processo criminal – momento de coleta de provas. As testemunhas do lado da acusação e da defesa já prestaram depoimentos e ainda podem ser produzidas provas documentais e periciais, caso sejam solicitadas pelas partes e autorizadas pelo relator, ministro Alexandre de Moraes.

Podem ser realizadas, eventualmente, investigações adicionais para confirmar informações relevantes durante o processo. Só após essa fase a acusação e as defesas devem apresentar suas alegações finais e Moraes elaborará o relatório final para o julgamento.

Os depoimentos das testemunhas são divulgados no canal do STF no YouTube e na TV Justiça ao vivo. O Poder360 também realiza a transmissão no canal deste jornal digital no YouTube (inscreva-se e ative as notificações). No Brasil, o interrogatório de réus em ações penais é, por regra, um ato público. Embora a transmissão ao vivo não seja comum, o STF já permitiu acesso de jornalistas e do público em outros casos semelhantes.

Até a terça-feira passada (10 de junho), falaram Mauro Cid, Alexandre Ramagem, o Almir Garnier, Anderson Torres e general Heleno.

Acompanhe os vídeos dos depoimentos dos acusados no Supremo Tribunal Federal.

Leia reportagens sobre o depoimento de Mauro Cid:

.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Bolsonarofraude eleitoralMauro CidPaulo Sérgio Nogueiraurnas eletrônicas
Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Imagem do post

Macroeconomia

Crescimento Surpreendente da Economia da Zona do Euro no Quarto Trimestre de 2025!

30/01/2026 8:17 | 3 min de leitura

● Sorteio dos Playoffs da Champions League 2025-26: Confrontos Imperdíveis e Datas Reveladas!

30/01/2026 8:31 | 1 min de leitura

● Júlio Mamute denuncia academia em Santo André por recusa em aulas de natação devido ao seu peso

30/01/2026 9:01 | 2 min de leitura

● Cientistas da Universidade de Miami e Princeton Rastreiam Borboletas-Monarca em Tempo Real!

30/01/2026 3:37 | 2 min de leitura

● Inscrições Abertas para Cursos de Mandarim no Instituto Confúcio da UFMG em 2026!

30/01/2026 9:05 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!