Bolsonaro agradece carta de Trump e reafirma acusações de perseguição
O presidente dos EUA solicitou que o processo judicial contra o ex-presidente seja “concluído prontamente” e criticou a “restrição à liberdade de expres…

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu a carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), divulgada na Truth Social nesta 5ª feira (17.jul.2025), na qual o norte-americano solicita que o processo judicial contra o ex-chefe do Executivo brasileiro seja “finalizado prontamente”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsonaro está sendo processado no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado em 2022. Em vídeo divulgado por meio do WhatsApp, o ex-presidente reiterou ser alvo de perseguição.
Afirma que está sendo julgado por um golpe de Estado ocorrido em um domingo, sem o uso de forças armadas ou armas, enquanto estava nos Estados Unidos. Considera a situação como algo incrivelmente absurdo e um crime inexistente. Destaca que o objetivo é removê-lo do cenário político, especificamente a maior liderança de direita da América do Sul.
Leia também:

O campeonato brasileiro agora possui um novo líder

Célia Xakriabá denuncia Kim Kataguiri ao MPF e Conselho de Ética

A Coca-Cola informou que utilizará xarope de cana em vez de xarope de milho nos Estados Unidos
Assista (1min17s):
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma carta a Bolsonaro, Trump também escreveu que o sistema se virou contra o ex-presidente. Expressou preocupação com os “ataques à liberdade de expressão” no Brasil e nos EUA sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e solicitou à administração petista que “pare de atacar oponentes políticos e encerre seu ridículo regime de censura”.
O argumento de perseguição envolvendo Bolsonaro é utilizado pelo presidente norte-americano para aumentar as tarifas de importações brasileiras.
Leia abaixo a íntegra da carta, em português:
Se preferir, leia em português:
Prezado Sr. Bolsonaro:
Observo o sofrimento que você está enfrentando devido a um sistema desigual contra você. Esse julgamento precisa ser revogado! Não me surpreende vê-lo em primeiro lugar nas pesquisas; você foi um líder muito estimado e robusto que serviu com excelência ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa Política Tarifária. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.