Bolsas europeias encerram com resultados mistos, marcado por fusão de empresas e instabilidade na França

As ações da Anglo American subiram 8,7% após a mineradora anunciar o acordo de fusão com a canadense Teck Resources, avaliado em US$ 50 bilhões.

09/09/2025 15:56

2 min de leitura

Bolsas europeias encerram com resultados mistos, marcado por fusão de empresas e instabilidade na França
(Imagem de reprodução da internet).

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em estabilidade nesta terça-feira (9), com o impulso do acordo de fusão da Anglo American e os preços mais altos do petróleo conseguindo compensar a incerteza na França após a destituição do primeiro-ministro François Bayroux em um voto de confiança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice STOXX 600 apresentou variação positiva de 0,06%, atingindo os 552,39 pontos, com o setor de recursos básicos em alta de aproximadamente 1,3%.

As ações da Anglo American avançaram 8,7% após a mineradora anunciar o acordo de fusão com a canadense Teck Resources, avaliado em US$ 50 bilhões, para criar a empresa combinada, Anglo Teck Plc. A mineradora Glencore também subiu 5,1%.

Leia também:

A instabilidade do governo francês intensificou a crise política, levando o presidente Emmanuel Macron a nomear seu quinto primeiro-ministro em um período de menos de dois anos.

O novo primeiro-ministro buscará unir o Parlamento para aprovar o orçamento do próximo ano e avançar na redução do déficit orçamentário da França – o maior da zona do euro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A perda da confiança, aliada à incerteza fiscal, aproxima a França de um rebaixamento da recomendação de risco, uma vez que a Fitch tem início de uma série de revisões de crédito previstas para sexta-feira.

“Existe o risco de rebaixamento na reunião de 12 de setembro”, declarou Kiran Ganesh, estrategista de múltiplos ativos do UBS Global Wealth Management.

A consequência imediata da situação atual para a economia francesa é a incerteza, uma vez que indivíduos e empresas podem ser obrigados a adiar gastos, investimentos ou contratações até que haja maior clareza sobre a situação política e algumas medidas no orçamento.

O setor de petróleo e gás subiu 1,3%, impulsionando o índice principal, em razão de um aumento nos preços do petróleo após militares israelenses terem realizado um ataque contra a liderança do Hamas no Catar.

O setor de serviços financeiros registrou queda de 0,9%, sendo o mais afetado, após apresentar alta de aproximadamente 1,5% na sessão anterior.

O setor de empresas de mídia aumentou 1%.

Em LONDRES, o Índice Financial Times subiu 0,23%, atingindo 9.242,53 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,37%, atingindo os 23.718,45 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 subiu 0,19%, atingindo os 7.749,39 pontos.

Em Milão, o índice FTSE/MIB registrou valorização de 0,68%, atingindo os 42.008,22 pontos.

Em Madri, o Ibex-35 apresentou alta de 0,14%, atingindo os 15.023,90 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,86%, atingindo 7.687,51 pontos.

As seguradoras estimam prejuízos de 84 bilhões de dólares para 2025 devido a eventos climáticos.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.