Bloco BRICS resolve divergências com o Irã e alcança acordo para declaração final
Mediadores chegaram a um acordo sobre a responsabilização por atos de violência armada, a modernização da Organização das Nações Unidas e a adoção de me…

Os países do Brics resolveram o impasse causado pelo Irã e chegaram a um acordo sobre os termos da declaração que será apresentada aos líderes do grupo no domingo (6).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações fornecidas à CNN por fontes das negociações, não há mais pontos pendentes e o texto será encaminhado sem divergências para os líderes, que se reunirão no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
Egito e Etiópia também concordaram em apoiar uma reforma do Conselho de Segurança da ONU, uma medida considerada essencial pelo Brasil, juntamente com Índia e África do Sul. Os dois países africanos expressavam reservas.
Leia também:

Shakira destinará uma parcela dos ganhos de apresentações no Texas para auxiliar as vítimas das inundações

Presidente da Comissão Europeia afirmou ter tido uma “boa conversa” com Trump

África do Sul rejeita ser “anti-americana” após nova ameaça tarifária de Trump
Os países do Brics concordaram em manifestar “preocupações sérias” com medidas unilaterais de elevação de tarifas, embora sem mencionar diretamente os Estados Unidos.
A principal dificuldade na elaboração da declaração final residia na exigência do Irã de aprimorar os termos de uma nota conjunta, divulgada pelo Brics há duas semanas, que condena os ataques dos Estados Unidos e de Israel a alvos militares e instalações nucleares do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os negociadores expressavam preocupação com o risco de um impasse no comunicado final da cúpula, devido à discordância sobre a redação utilizada.
De acordo com informações, a negociação foi retomada na madrugada e no sábado (5). Os termos do acordo ainda não são conhecidos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.