Barcelona nos EUA: Fifa e Uefa autorizam jogos em continente diferente
Luta entre ligas decide: jogos da Champions e Europa League serão realizados fora da Europa pela primeira vez.
Jogos de Temporada Regular de Grandes Ligas Europeias Fora de seus Países Marcam História
Duas partidas inéditas entrarão para a história do futebol: a primeira vez que jogos de temporada regular de grandes ligas europeias são disputados fora de seus países de origem e em outros continentes. O confronto entre Villarreal e Barcelona, marcado para 20 de dezembro em Miami, e o duelo entre Milan e Como em fevereiro de 2026, em Perth, na Austrália, representam o desfecho de uma longa batalha política e jurídica.
A proposta gerou forte reação de federações nacionais e da própria Fifa, que por muito tempo se opôs ao mando no exterior. A diferença crucial reside no fato de que a NFL, por exemplo, realiza jogos fora dos Estados Unidos em locais onde as competições locais de futebol americano não possuem o mesmo prestígio das ligas norte-americanas, como em São Paulo, Dublin ou Londres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no futebol, a Uefa, por muito tempo, resistiu à ideia de realizar jogos fora da Europa. A entidade, liderada por Aleksander Čeferin, defendia que jogos de ligas nacionais devem acontecer em seus próprios países, argumentando que essa prática prejudica os torcedores que acompanham seus clubes de perto e pode comprometer a integridade das competições.
Leia também:

Lautaro brilha com dois gols e Argentina vence Porto Rico por 6 a 0 em amistoso na Flórida

Bafana Bafana: África do Sul retorna à Copa do Mundo após 16 anos com vitória sobre Ruanda

De vendedor de alfajores a estrela da Argentina: Lautaro Rivero brilha na estreia pela Albiceleste
No entanto, a Uefa acabou aceitando a proposta, em um caráter excepcional, devido à falta de um “marco regulatório” claro e detalhado da Fifa. A decisão também foi influenciada pela pressão de parceiros comerciais importantes da Uefa, que investem em produtos como a Champions League, e pela iniciativa do presidente da LaLiga, Javier Tebas, e do Barcelona.
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.