Banco Central revela: vale a pena investir na poupança no fim do mês? 💰 Descubra o segredo para maximizar seus rendimentos! O Banco Central esclarece como a “data de aniversário” da poupança funciona. 🚀
O Banco Central respondeu a uma dúvida frequente sobre o momento ideal para abrir uma conta poupança. Muitos brasileiros se perguntam se vale a pena realizar o depósito nos últimos dias do mês. A resposta, divulgada em seu site oficial, é que sim, mas com uma particularidade importante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O rendimento da poupança é determinado pela chamada “data de aniversário” do depósito. Essa data corresponde ao dia em que o dinheiro é efetivamente depositado na conta. No entanto, quando a poupança é aberta nos dias 29, 30 ou 31 de um mês, a regra muda ligeiramente.
O Banco Central estabelece que, nesses casos, a data de aniversário do depósito é automaticamente transferida para o dia 1º do mês seguinte. Isso significa que, a partir desse dia, o período para o cálculo do rendimento começa a ser contado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 28 de janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 15% ao ano. Apesar disso, o Copom sinalizou a possibilidade de cortes na taxa para a próxima reunião em março, com a expectativa de flexibilização da política monetária.
Para pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos, o rendimento da poupança é creditado mensalmente, sempre na data de aniversário da conta. Para outros tipos de depósitos, o crédito ocorre trimestralmente, conforme definido pelo Banco Central. Em todos os casos, para depósitos abertos nos dias 29, 30 ou 31, o Banco Central considera oficialmente o dia 1º do mês seguinte como data de aniversário.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.