Aprovação da Gestão de Cláudio Castro atinge nível recorde, revela pesquisa do Datafolha

A gestão de Cláudio Castro atinge recorde de aprovação, com 40% dos cariocas avaliando seu governo como ótimo ou bom, revela pesquisa do Datafolha.

01/11/2025 20:52

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Aprovação da Gestão de Cláudio Castro Atinge Nível Recorde

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (1º), revela que a administração do governador Cláudio Castro (PL) obteve o maior índice de aprovação desde 2022. De acordo com o levantamento, 40% dos residentes da capital e da região metropolitana do Rio de Janeiro consideram o governo ótimo ou bom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, a taxa de desaprovação também alcançou o nível mais elevado da série, com 34% dos entrevistados classificando a gestão como ruim ou péssima. Outros 23% a consideram regular. Na pesquisa anterior, realizada em setembro de 2022, os números eram diferentes: 31% avaliavam o governo como ótimo ou bom, 25% como ruim ou péssimo e 37% como regular.

Percepção sobre Segurança Pública

O levantamento também analisou a percepção da população sobre a atuação do governo na segurança pública, especialmente após a megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 121 mortes. Segundo o Datafolha, 37% dos entrevistados consideram o desempenho do governo na segurança ótimo ou bom, enquanto 25% o avaliam como regular e 37% como péssimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação policial foi considerada “muito bem executada” por 48% dos participantes, enquanto 21% a avaliaram como regular, com falhas. Para 24%, a ação foi mal conduzida. Além disso, 57% concordaram com a afirmação de Castro de que a operação foi um sucesso, enquanto 39% discordaram totalmente.

Metodologia da Pesquisa

O levantamento ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais por telefone, na cidade do Rio e na região metropolitana, nos dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Na capital, a aprovação do governador cai para 30%, considerando uma margem de erro de cinco pontos percentuais.

Leia também:

Nas demais cidades da região metropolitana, o índice sobe para 51%, com margem de erro de seis pontos. A desaprovação chega a 39% na capital e 28% no Grande Rio.

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.