Aprovação da Gestão de Cláudio Castro atinge nível recorde, revela pesquisa do Datafolha
A gestão de Cláudio Castro atinge recorde de aprovação, com 40% dos cariocas avaliando seu governo como ótimo ou bom, revela pesquisa do Datafolha.
Aprovação da Gestão de Cláudio Castro Atinge Nível Recorde
Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (1º), revela que a administração do governador Cláudio Castro (PL) obteve o maior índice de aprovação desde 2022. De acordo com o levantamento, 40% dos residentes da capital e da região metropolitana do Rio de Janeiro consideram o governo ótimo ou bom.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, a taxa de desaprovação também alcançou o nível mais elevado da série, com 34% dos entrevistados classificando a gestão como ruim ou péssima. Outros 23% a consideram regular. Na pesquisa anterior, realizada em setembro de 2022, os números eram diferentes: 31% avaliavam o governo como ótimo ou bom, 25% como ruim ou péssimo e 37% como regular.
Percepção sobre Segurança Pública
O levantamento também analisou a percepção da população sobre a atuação do governo na segurança pública, especialmente após a megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 121 mortes. Segundo o Datafolha, 37% dos entrevistados consideram o desempenho do governo na segurança ótimo ou bom, enquanto 25% o avaliam como regular e 37% como péssimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação policial foi considerada “muito bem executada” por 48% dos participantes, enquanto 21% a avaliaram como regular, com falhas. Para 24%, a ação foi mal conduzida. Além disso, 57% concordaram com a afirmação de Castro de que a operação foi um sucesso, enquanto 39% discordaram totalmente.
Metodologia da Pesquisa
O levantamento ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais por telefone, na cidade do Rio e na região metropolitana, nos dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Na capital, a aprovação do governador cai para 30%, considerando uma margem de erro de cinco pontos percentuais.
Leia também:
CNBB pede nulidade de votos de Rosa Weber e Luís Roberto Barroso no STF sobre aborto
Lula inaugura Terminal Portuário de Outeiro em Belém para a COP30 com investimento de R$ 233 milhões
Projeto de Lei Antifacção é Enviado ao Congresso Nacional para Combater Crime Organizado no Brasil
Nas demais cidades da região metropolitana, o índice sobe para 51%, com margem de erro de seis pontos. A desaprovação chega a 39% na capital e 28% no Grande Rio.
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












