Apresenta-se os índices de alfabetização por estado, conforme o MEC
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (11) informações referentes ao Indicador Criança Alfabetizada.

O Ministério da Educação divulgou, na sexta-feira (11), dados do Inep referentes aos índices de alfabetização de crianças em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o levantamento, onze estados alcançaram a meta de 60% de crianças alfabetizadas prevista para 2024 (em relação a 2023): Ceará, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Sergipe.
Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Paraná, Pará e Rondônia apresentaram desempenho inferior ao de 2023. Segundo Camilo Santana, ministro da Educação, esses estados estão recebendo acompanhamento prioritário para a recuperação dos indicadores.
Leia também:

Ana Hickmann promove jantar com Edu Guedes após saída do hospital

Aumento da pena para o abandono de idosos e pessoas com deficiência

Senado realizará celebração pelos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão
O Brasil registrou um aumento no número de crianças de até 7 anos alfabetizadas em 2024, porém não alcançou a meta de 60% dos alunos na faixa etária definida pelo governo federal. Os dados recentes apontam que 59,2% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental são aptos a ler e escrever textos simples. Em 2023, este índice era de 56%.
A avaliação do ministro da Educação aponta que as inundações no Rio Grande do Sul em 2024 resultaram no não alcance da meta de alfabetização do país. A calamidade fez com que o índice de alfabetização do estado diminuísse de 63,4%, registrado em 2023, para 44,7% em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Levantamento
O levantamento incluiu a participação de 2 milhões de alunos de 42 mil escolas em 5.450 municípios brasileiros. O único estado que não participou da avaliação foi Roraima, sob a justificativa de que 40% das escolas estão em territórios indígenas.
Os dados utilizam o Indicador Criança Alfabetizada, que estabelece que estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental devem ser capazes de ler pequenos textos, encontrar informações em textos curtos, interpretar tirinhas e quadrinhos e escrever, ainda que com algumas incorreções ortográficas.
Em 2023, o Ministério da Educação definiu como objetivo que todos os estados alcancem 80% das crianças alfabetizadas até o ano de 2030.
Verifique os índices de alfabetização em 2024 por estado em %:
Identificar o estilo de aprendizagem pode otimizar os estudos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.