Após o incidente inicial, Multiversus é descontinuado três anos após seu lançamento
Multiversus encerra suas atividades após três anos, marcado por queda de jogadores e perdas significativas para a Warner Bros; analise a evolução do projeto.

A Warner Bros. está desativando os servidores de Multiversus nesta sexta-feira (30), após três anos do lançamento do jogo. O título apresentou personagens conhecidos como Superman, Bugs Bunny, Arya Stark e Agent Smith, porém não conseguiu manter uma base de jogadores ativa o suficiente para manter o serviço online, apesar do sucesso inicial.
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Os jogadores que possuam o jogo poderão continuar jogando o modo offline por tempo indefinido, mesmo após o desligamento dos servidores. O encerramento do jogo representa um contraste significativo em relação ao apresentado nos primeiros momentos. Isso porque Multiversus estreou em julho de 2022 como um jogo de luta free-to-play e atingiu mais de 150 mil jogadores simultâneos no Steam durante sua estreia.
O jogo teve uma interrupção após alcançar a impressionante marca de 20 milhões de jogadores, retornando ao mercado em maio de 2024 com um novo lançamento que recuperou parte do público inicial. Contudo, a quantidade de jogadores diminuiu, o que levou a Warner Bros. a anunciar o fim dos servidores.
A ênfase em partidas de 2 contra 2, que demandava grande coordenação entre os jogadores, não satisfez a todos os públicos em um determinado momento. A ausência de opções individuais também desagradou aos jogadores. Adicionalmente, a desenvolvedora Player First Games impôs restrições na rotação de personagens, restringindo o acesso aos heróis e impactando negativamente a experiência dos jogadores.
Multiversus gerou dificuldades financeiras para a Warner.
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A Warner Bros. investiu aproximadamente US$ 200 milhões no desenvolvimento e manutenção de Multiversus. Esse investimento ocorreu em um período complicado para a empresa, que apresentava perdas financeiras, inclusive devido ao insucesso do jogo Suicide Squad: Kill the Justice League. Em julho de 2024, a Warner adquiriu a Player First Games na tentativa de reverter a situação do jogo. Mesmo com a aquisição, o número de jogadores continuou em declínio.
Ademais, em 2024, a Warner Bros. se deparou com um cenário financeiro delicado, registrando prejuízos que ultrapassaram US$ 300 milhões em sua área de jogos, com uma redução de 31% nas receitas no último trimestre fiscal. O desempenho insatisfatório de Multiversus contribuiu para essa situação problemática.
Fim do jogo revela desafios no modelo de live service.
A quinta temporada, lançada em fevereiro de 2025, apresentou avanços significativos, incluindo um ritmo de jogo mais dinâmico, modificações na movimentação e a inclusão de personagens como Aquaman e Lola Bunny. Contudo, já se confirmava que aquela seria a última temporada para o jogo.
Com o encerramento, a Warner removerá Multiversus das lojas digitais PlayStation Store, Epic Games Store, Microsoft Store e Steam. A empresa ressaltou que os jogadores poderão continuar utilizando a moeda virtual Gleamium até o fim do jogo.
O fracasso de Multiversus ilustra as dificuldades do modelo live service, que necessita de uma audiência ativa e participativa para garantir atualizações e aprimoramentos. Apesar de apresentar personagens conhecidos e ser de acesso gratuito, o jogo não obteve destaque em um mercado competitivo e estabelecido de jogos de luta multiplayer.
Fonte: DualShockers
A Warner Bros. adquire o estúdio por trás de MultiVersus.
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.