Apenas 2,6% dos alunos do Ensino Médio Técnico estão em estágio
A data nacional do estagiário, comemorada nesta segunda-feira (18), representa uma chance de considerar a relevância de adquirir experiência profissiona…

Nesta segunda-feira (18) comemora-se o Dia Nacional do Estagiário. A data alude a 1982, ano em que foi regulamentada a Lei 6.494, a Lei dos Estagiários, posteriormente substituída pela Lei 11.788/2008. Segundo a Abres (Associação Brasileira de Estágios), a legislação garante direitos ao estudante, como jornada reduzida, período de recessos remunerados e supervisão qualificada. Esses pontos contribuem para a formação profissional e influenciam a permanência no curso acadêmico, prevenindo a evasão escolar e promovendo o aprimoramento contínuo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com dados da Abres, deverão ser homenageados, nesta data, 264 mil estudantes do Ensino Médio Técnico e 836 mil do ensino superior. Entre os mais de 10 milhões de alunos que estão no Ensino Médio Técnico, conforme estatísticas da associação, apenas 2,6% realizam estágio, representando um potencial a ser explorado pelas empresas na criação de oportunidades de trabalho. A modalidade de ensino deve ter vagas mais que triplicadas até 2034, segundo o PNE (Plano Nacional de Educação).
A modalidade de estágio mais comum atualmente é aquela em que o estudante começa a vivenciar o mercado de trabalho, geralmente nos últimos anos do curso, buscando a consolidação. Contudo, o estágio no Ensino Médio e Técnico, onde o jovem inicia a carreira precocemente, integrando estudos e prática profissional, é um modelo ainda pouco adotado pelas empresas que estão se fortalecendo.
Leia também:

Exame de Residência alcança maior número de inscritos, com 138 mil candidatos

1ª edição do Enamed registra mais de 96 mil inscritos

Inscrições abertas para vagas em unidades de saúde da USP
Atualmente, há pouquíssimos programas de estágio para o Ensino Médio, restritas a posições isoladas, sobretudo de atendimento ao cliente, e sem exigência de formação técnica. Na média dos países da OCDE, 18% dos alunos do Ensino Médio realizam estágio, com destaque para 27% na Alemanha e 33% da Noruega.
Ele observa que o sistema atual faz com que os estudantes se concentrem unicamente na preparação para o vestibular, visto que a formação universitária ainda é muito valorizada e não leva em consideração habilidades práticas e experiências, mas somente o conhecimento acadêmico no processo seletivo. “A utilização de entrevistas ampliaría muito o escopo de avaliação do jovem, contemplando outras habilidades e conquistas de vida, como já fazem mais de 70% dos países membros da OCDE”, salienta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enem 2025: 7 dicas de ouro para alcançar a nota máxima na redação
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)